em

As novas competências e habilidades para o trabalho

Você sabe que as exigências do mercado atual estão influenciando diretamente o desenvolvimento de habilidades pessoais? Bem como mobilizando profissionais a buscar o melhor de suas capacidades e também iniciar um processo de melhoria em competências ainda pouco dominadas? O que se percebe é que a natureza do trabalho vem se alterando e com ela algumas novas habilidades começam a se delinear no cenário atual de mercado. Conversamos com a psicóloga Arlete Zagonel Galperin.

Como acompanhar o mercado atual?

Os profissionais devem iniciar um processo de busca das suas melhores capacidades e também iniciar um processo de melhoria em competências ainda pouco dominadas. Atualmente existem ferramentas de levantamento de perfil e assessment, bem como coaching de carreira e orientações de mercado que ajudam o profissional a realizar um plano de ação com vistas a desenvolver habilidades para o mercado competitivo e com novas habilidades.

Quais são estas habilidades?

Uma das mais importantes é a desconfiguração do modelo antigo de trabalho, considerando que o mundo computacional está abocanhando todo o planeta, com novas mídias, com a criação de diferentes ferramentas de comunicação, máquinas e sistemas inteligentes que aumentam o nível de automação.  Outra habilidade é a mentalidade de designer, uma vez que a partir de conceitos da neurociência pode-se desenhar um novo ambiente físico. A terceira, e não menos importante é a adaptabilidade em relação às exigências de mobilidade, pois os profissionais devem se familiarizar com formatos diferentes de trabalho, tais como home office, ferramentas de comunicação a distancia,  sistemas de armazenamento em nuvens e gestão virtual, novos contextos geográficos, envolvendo cultura local, idioma, crenças, e outras novas exigências para lidar com diversidade e transcender diferenças.

A inteligência emocional é um assunto defasado?

Penso que é uma habilidade tratada e exigida há bastante tempo, mas a cada tempo é revisitada, pois todo profissional precisa cada vez mais ser competente em lidar com suas emoções e utilizá-las a favor de seu equilíbrio e de seus relacionamentos.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.