em

Um caminho sem volta

Os avanços da tecnologia, acompanhados pela inovação, sempre foram os catalizadores das grandes mudanças ocorridas na sociedade. E eles seguem mudando o jogo. Mudando a sociedade. Mudando os negócios.

Num mundo onde convivemos com a criação e o desaparecimento de profissões, inteligência artificial, realidade aumentada, internet das coisas, criptomoedas, entre tantas outras novidades, fica evidente que a educação também precisa se reposicionar e se reinventar.

A produtividade do universo acadêmico vinha sendo mensurada majoritariamente pela produção de artigos científicos e pesquisas em laboratório. Mas pouco se cobra que as instituições de ensino superior entendam as dores da sociedade e sejam promotoras de soluções para essas dores.

A partir dessa provocação, nos impusemos o desafio diário de mudar a postura. Contaminamos todo o corpo docente com o “comichão da inovação” e nos reposicionamos como mentores e indutores de novos caminhos do saber, da prática acadêmica, do serviço à comunidade. Pensamos assim porque sabemos que está em nossas mãos desenvolver os profissionais que a sociedade precisa e merece ter.

Essa vontade imensa vem extrapolando as salas de aula. Pelo segundo ano consecutivo, convocamos toda comunidade de Ponta Grossa e região a aprender e co-criar com a gente. É com esse propósito que teremos mais um InovAção, uma semana dedicada a enxergar soluções inovadoras, que resolvam problemas e dores latentes em cadeia.

Isso significa que estamos falando de startups e da tendência no momento, os hackathons? Claro, por que não? Pelo segundo ano, grupos multidisciplinares serão desafiados a resolver problemas reais, com a consultoria de profissionais que são referências na área. A ideia é que todas as equipes tenham soluções efetivas e que gerem receita para, possivelmente, levarem os projetos adiante e empreenderem.

Mas tudo gira em torno de novos negócios? Certamente não. A ala #gentefeliznãoencheosaco é sobre como desenvolver pessoas felizes para agir de forma diferente. Por isso, reunimos uma série de oficinas e conversas voltadas para a saúde, bem-estar e alta performance.

Há também debates em áreas que inspiram esse outro olhar, como a arquitetura e suas soluções com o foco nas pessoas e relações interpessoais e com o meio ambiente, bem como a moda, grande fonte de criação e de sustentabilidade nos negócios.

Queremos ainda inspirar. Por isso, convidamos fundadores de startups para contar suas histórias em talks e workshops práticos. É a oportunidade de conversar com realizadores como o Fabio Ivatiuk, co-fundador da Edtech Beetools, que repensou o ensino de idiomas, criando um ambiente disruptivo com o auxílio da realidade virtual, gamificação, Big Data e inteligência artificial.

Cursos, maratonas, imersões, conversas, intercâmbio e vivências. Essas são outras alternativas de se buscar informação e aprendizado de forma ativa e transformadora. Nós seremos sempre os maiores incentivadores desse movimento sem volta da educação e do cidadão e profissional do futuro.

 

Por Daiane Trojan, educadora, coordenadora acadêmica da Unopar Ponta Grossa e organizadora do evento InovAção, que acontece de 27 de setembro a 4 de outubro. Programação e inscrições: inovacaounopar.com.br/2019/ ou http://tiny.cc/uik7az

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.