em

Para que serve o associativismo?

Foto: Redes Sociais /Gilmar Denck

Semana do associativismo. Por que comemorar? Para que serve uma associação comercial? Muito já falamos que sua função máxima é fazer o empresário produzir melhor, faturar mais, reduzir custos e assim melhorar a sua performance. Distante do que muitos pensam, o associativismo é muito mais que um sindicato, pois sua representatividade é plena e absoluta, um verdadeiro exercício da cidadania e da democracia.

Aforante o desenvolvimento da liberdade e da solidariedade no associativismo podemos ir além e encontrar valores que atendem o nosso íntimo e nos torna melhores e mais felizes. É da natureza humana viver em sociedade e é nos relacionamentos interpessoais que encontramos satisfação e realização pessoal. Qualquer forma contrária que nos leva ao individualismo, como as disputas comerciais, coloca em xeque nossa convivência harmoniosa na sociedade e nos deixa vulneráveis a riscos.

Sendo natural a todo ser humano, nossas necessidades podem encontrar eco e satisfação no convívio de uma associação, como exemplo podemos citar: busca de novas experiências e sensações diferentes das vivenciadas no cotidiano; desejo de simpatia, reconhecimento e amizade no convívio com outros; sensação de aumento da segurança para enfrentar as incertezas do futuro e os perigos do empreendedorismo; o reconhecimento e aceitação pelos pares que trocam experiências e se desenvolvem mutuamente; e o prazer e a satisfação de estar fazendo algo mais por nossa cidade.

A dignidade de uma pessoa é o princípio universal do qual derivam todos os direitos humanos, como também os valores sociais fundamentais para nossa vida em sociedade. E esta dignidade se amplifica pelo reconhecimento de nosso esforço em construir uma nação forte e pujante. A forma como nos relacionamos dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos e informações nos torna um ser diferenciado que nos leva a uma convivência em sociedade, trazendo assim um ambiente exponencialmente melhor do que cada um de nós poderia viver em um mundo isolado.

É para isto que existimos e só por isso, ou por tudo isto que devemos comemorar. Viva o associativismo!

*O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo. Formado em Filosofia e Administração

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.