em

O complicado e o complexo

Foto: Redes Sociais /Gilmar Denck

Complicado ou complexo? E qual a importância eu entender a diferença no mundo dos negócios? No dicionário está escrito que complicado é algo onde há confusão, difícil de entender e difícil aprender. Já sobre o que é complexo está escrito que é uma construção composta com numerosos componentes interligados que funcionam como um todo e que seu funcionamento pode ser difícil de entender.

Aparentemente parecem a mesma coisa, mas há uma diferença. Para explicar vamos tentar enxergar através dos sistemas: sistema simples, aquele que é previsível e de fácil compreensão. Por exemplo, um fogão de cozinha. Todo mundo entende como funciona. Um sistema complicado já e mais difícil entender como funciona e demanda de estudos e treinamentos para entender. Exemplo as reações químicas, difícil entender, mas são previsíveis.

Já num sistema complexo, além da difícil compreensão, são imprevisíveis em seu todo porque tem interdependência entre as partes, como exemplo o mercado ou uma feira livre. Mas interessante perceber que são nos sistemas complexos que encontramos oportunidades para aprender, diversificar, inovar, complexificar e evoluir. Esta espécie de auto organização das partes pode nos trazer caminhos novos e surpreendentes.

Todo sistema tem um propósito claro. Entender este propósito é fazer parte dele, e tirar dele o máximo proveito. Embora complicados à primeira vista, se você tiver boa vontade e buscar entender perceberá que continuam complexos pois não existirá um jeito único que todo mundo faz, mas haverá sempre diversas maneiras de você conduzir os processos e principalmente as pessoas que fazem parte do sistema.

No mercado com frequência encontramos empresários preocupados com a concorrência e com a informalidade em seu setor. De um modo geral apavorados pelo medo de uma suposta consequência que isto possa trazer ao setor e acredita que tudo isto seja um sistema complicado que muitas vezes o leva a pensar em desistir ou trocar de setor de atuação como se este problema fosse único, ou como se existisse um setor onde isto não ocorra.

Percebe que parece complicado, mas é apenas complexo? Quem se dedica a entender o funcionamento do mercado e especificamente do seu setor acaba por descobrir a complexidade envolvida e perceberá que informal é apenas um empreendedor que ainda não entendeu a complexidade do mercado e que deve ser orientado, por auxílio do estado e dos próprios autores do segmento.

Já a concorrência é o maior benefício que uma empresa detém no complexo sistema de mercado. É pela concorrência justa e leal que encontramos a evolução e a melhoria continua dos processos que acabam por atrair consumidores das mais diversas classes e setores, e embora doutrinados desde a infância para a competição, acaba por perceber o complexo mundo dos negócios onde a cooperação é, foi e ainda será a maior mola para a prosperidade. Pense nisso, parece complicado, mas é apenas complexo. O caminho existe. Associar é o caminho. Vamos trilhar.

O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo, formado em Filosofia e Administração

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.