em

Escola em tempo integral

Dezoito escolas municipais de Ponta Grossa passaram a adotar o regime de período integral, e completam uma semana no novo sistema. O balanço após os primeiros dias evita extremos, nem reprovado, nem totalmente aceito.

Muitos pais apoiam a medida, e desfilam elogios ao trabalho feito nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), que agora abrigam os alunos das 8 às 17 horas, ainda que existam algumas ressalvas.

A própria secretaria de educação do município admite que ainda precisam alguns ajustes, que a adoção do período integral em algumas escolas ocorreu por imposição do Ministério da Educação, e que estes mesmos Cmeis ainda não estão com a estrutura adequada para este novo sistema.

A criação dos ‘escolões’, como são chamados os centros que utilizam o período integral, é digna de elogios. Registre-se, que exceto por tentativas isoladas em anos anteriores (casos do Caic, idealizado há décadas), escolas onde alunos permanecem o dia todo são uma novidade não apenas em Ponta Grossa, mas em todo o país.

Portanto, ainda em fase inicial, a escola em período integral terá muitas adaptações, por parte dos gestores, também dos professores e igualmente dos pais e alunos. No entanto, é uma aposta que deve ser feita, pela qualidade de ensino e educação de futuras gerações.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.