em

Cenas urbanas de Ponta Grossa


 

        Estou escrevendo este artigo, após as minhas caminhadas, tanto de ônibus e carro e também a pé pela nossa cidade. Domingo passei pela Praça Getúlio Vargas na Avenida Ernesto Vilela. Um espaço enorme, com um grande ginásio de esportes e  muito mal cuidada. Paredes sujas de pichações, letras as quais não entendemos, mas que demonstram o abandono completo.

         Até visualizamos árvores neste local, mas as mesmas precisavam receber uma poda correta, pois ao contrário, crescem desproporcionalmente. Dias atrás, este espaço foi até palco de tiros. Um contraste, justamente onde pessoas mais experientes se reúnem para a descontração. Ciúmes e uma pessoa ferida naquela tarde ensanguentada.

         Até temos nesta praça, um ponto de ônibus amplo, mas o qual não recebe os devidos cuidados. Sua cobertura até parece ter infiltrações. Precisamos sempre lembrar, que embaixo da mesma, ficam pessoas, pais e mães de família.

         Então passei pelas ruas do centro e nas proximidades do Camelódromo, uma enorme caçamba repleta de lixo, muitos já espalhados pela calçada e pelo famoso parque ambiental, juntando cachorros e ilustrando um péssimo cartão de visita da cidade, em um domingo à tarde.

         Até por este motivo, ficamos contentes em perceber, que o futuro prefeito, fará uma viagem ao exterior, na tentativa de buscar novos métodos e tecnologias de descarte do lixo doméstico. Sem dúvida, um desafio a todos os que irão comandar a cidade pelos próximos quatro anos.

         Lembramos também de um cachorrinho, o qual virou notícia nas últimas horas. Foi mutilado, por causas ainda desconhecidas, mas ainda vivo, nos mostrando uma lição de forças, em meio a dor e sofrimento físico. Jamais podemos nos conformar com situações assim. Precisamos proteger o nosso semelhante e também as espécies animais. Ao contrário, seremos completamente irracionais.

         Estamos vivendo dias festivos, em todos os cantos da cidade. Por um lado, o natal aproximando-se nas vitrines, fachadas, residências e comércio. As luzes encantando e colorindo a noite. O pisca-pisca, mais parece um vaga-lume de esperanças e sonhos renovados para 2013. Até o menino Jesus, ganhou o seu lugar especial nas festividades.

         Também estamos vivendo em tempos de Münchenfest. Todos buscando o divertimento. Até a Avenida foi invertida para o desfile de abertura, na última semana. Agora precisamos de mudanças, pois chegou a hora de uma nova realidade. Gostaríamos de daqui a algum tempo, estarmos escrevendo coisas alegres, de uma cidade que suou a camisa para desenvolver-se, gerando empregos, renda e saúde para a sua população.

         Não basta somente aumentarmos as cadeiras na Câmara. Precisamos aumentar a força de vontade, em beneficiar as pessoas, que mais necessitam de atendimento.

 

 

Emerson Pugsley é cidadão ponta-grossense

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.