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Alivio com a Copa em Curitiba

Fabio Aguayo

Alivio e a sensação de alegria tomou conta do setor de turismo, pois a chance de recepcionar milhares de turistas antes, durante e pós Copa do Mundo 2014, continua viva no Paraná e não poderíamos ficar fora na hora da cereja no bolo.

Essa é a meta do setor do turismo no Brasil e principalmente no Paraná de deixar uma marca como a melhor sede no trato ao turista, seja na beleza da cidade, cordialidade dos cidadãos e os preços justos do comércio e turismo, pois um estado que naturalmente recebe o segundo maior contingente de turistas internacionais e o quarto que recebe o maior número de turistas nacionais não poderia ficar fora da grande festa.

Só a cidade de Foz e Curitiba recebem juntas mais que 20 estados brasileiros e não poderíamos ter a nossa imagem arranhada no cenário mundial e nacional, o estrago já foi e o momento é de reconstrução da imagem e todos os esforços estão garantidos, agora resta à iniciativa privada a preparação e recepção de todos os visitantes.

Do nosso setor de entretenimento e gastronomia é a grande oportunidade de recuperação de um ano de 2013 que precisa ser riscado da história, pois muitos estabelecimentos ficaram pelo caminho e os que estão na ativa são o grande momento do resgate, fortalecimento e a hora do lucro.

Vale ressaltar que muitos estabelecimentos serão a verdadeiras Fun Fest, pois o oficial da FIFA que será na pedreira Paulo Leminski só receberá ate 25 mil pessoas por jogos, enquanto os bares e casas noturnas receberão em torno de 400 mil pessoas por toda a capital. Hoje no dia a dia naturalmente nos fins de semana recebemos 300 mil pessoas, portanto um acréscimo de ate 35% em nossos movimentos.

Tivemos estabelecimentos que investiram de R$ 20 mil a R$ 5 milhões para a Copa do mundo, desde a qualificação de mão de obra, reforma e ampliação, melhor estrutura e tecnologia.

Só o setor do turismo são 52 segmentos é o setor que apresenta as maiores perspectivas para criar postos de trabalho, considerando que, a cada 15 mil reais investidos cria-se um novo emprego na área gastronômica, e a cada 30 mil reais investidos na Hotelaria, propicia-se um novo posto de trabalho, Considerando-se ainda, que o turismo interno apresenta crescimento anual de 10% e para o período da copa podendo chegar ate 25%.

Todos juntos esperamos movimentar somente na sede de Curitiba R$1 bilhão. Será beneficiado desde o taxista, barzinho e ao grande empreendimento hoteleiro.

O grande desafio será agora um trabalho unificado dos estabelecimentos com o poder público na questão da integração da segurança publica com a privada para melhor atender os turistas e moradores, principalmente nos principais e tradicionais polos de entretenimento da cidade.

O autor é presidente da ABRABAR e diretor da Confederação Nacional do Turismo-CNTur

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