em

Aprenda a mapear suas vendas na internet

Se você anuncia ou pretende anunciar na internet precisa mensurar e saber quais são os canais e anúncios onde você tem melhor desempenho, mesmo que seu negócio não seja um e-commerce. Umas das melhores formas de fazer isso é através do modelo de atribuição.

 

O modelo de atribuição é um conjunto de regras que ajuda a atribuir créditos a todos os anúncios ou canais pelos quais o usuário passou, até efetuar a compra . Além de auxiliar a mapear o caminho que o usuário fez, é útil para entender o seu ciclo de vendas.

 

Na plataforma de anúncios do Google (Google Ads), existem alguns modelos pré-definidos que você pode usar.

 

 

1 – Último clique

 

Nesse modelo o Google atribui 100% do valor da conversão ao último anúncio que seu cliente interagiu antes de comprar ou de fazer alguma conversão no seu site. Se você já tem claro no seu ciclo de vendas que o usuário tem uma fase de consideração onde ele pesquisa e compara seu serviço ou produto com outros, ou seja, se é uma venda rápida e direta, o modelo de último clique pode ser o ideal.

 

2 – Linear

 

O modelo linear distribui créditos iguais a todos os anúncios que o usuário interagiu. Se você entende que seu cliente visita seu site diversas vezes e pesquisa muito antes de comprar, esse modelo pode ser apropriado.

 

3 – Redução de tempo

 

Para essa opção, o Google Ads oferece mais crédito para os anúncios que o usuário interagiu mais próximo da conversão. Por exemplo, uma interação com o anúncio que aconteceu 14 dias antes recebe um quarto do crédito de outro que ocorreu no dia da conversão.

Geralmente esse modelo é usado em campanhas promocionais de um ou dois dias e nesse caso convém pontuar os pontos de contato durante os dias da promoção.

 

4 – Com base na posição

 

Aqui são atribuídos mais créditos para o primeiro e último ponto de interação. É muito comum por exemplo, atribuir 40% de crédito à primeira interação, 40% à última interação e 20% às interações intermediárias. Se para o seu modelo de venda você considera que o anúncio que apresenta o produto ou serviço é tão relevante quanto o anúncio que gera a venda, esse é o modelo ideal pra você.

 

Esses são apenas alguns modelos que estão disponíveis no Google Ads, você também pode usar modelos como esses para mapear clientes que interagem em diferentes canais, como, Email, Facebook e Linked In.

 

 

Alex W. Lopes, o autor é Mídia da agência de publicidade yard.

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.