em

Aplicação de 3ª dose no Paraná depende de orientação federal

A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA-PR) informou que ainda não tem definição sobre a estratégia de aplicação da 3ª dose de vacina contra covid-19. A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais questionou o estado sobre a previsão de data para as aplicações. Também questionou qual público deverá receber o reforço e quanto se estima a imunização de toda a população vacinável.

3ª dose

A SESA informou que “o Paraná aguarda a definição do Plano Nacional de Imunizações e depende da confirmação do Ministério da Saúde sobre mais doses para estimar 100% da população. A meta de 100% da população adulta, é final de setembro”. A resposta da secretaria não trouxe nenhuma especificidade sobre aplicação da 3ª dose.

Vacina a adolescentes

A Secretaria também ainda não definiu quando deverá iniciar a imunização de adolescentes acima dos 12 anos de idade. No último dia 19, a SESA informou ao DC ter a intenção de imunizar adolescentes até outubro, considerando o fluxo de vacinação no estado.

Destino das doses

No entanto, poucos dias depois, o Ministério da Saúde informou que a aplicação da terceira dose iniciaria na segunda quinzena de setembro. Isso pode obrigar a uma revisão dos cálculos, uma vez que parte dessas doses deve ser dirigida aos idosos e indivíduos imunossuprimidos.

Os detalhes devem ser conhecidos na próxima semana. No Rio de Janeiro, a vacinação de adolescentes foi suspensa nessa semana, por falta de doses.

Saiba como está a vacinação no Paraná

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.