em

Por que quando raciocino sobre algo, tenho mais facilidade para fixar aquele conteúdo?

Objetividade

Muita gente me diz que não concorda quando eu afirmo que são as emoções que contribuem para que nós tenhamos mais fixação na nossa memória de longo prazo. Ao contrário, as pessoas dizem que é quando raciocinam, quando pensam de maneira objetiva sobre determinado tema estabelecendo uma relação de causa e efeito é que conseguem memorizar. Para essas pessoas demonstro que esquecem uma fase importante do processo.

*****

Confiança

Quando você tem uma informação, um dado que você quer memorizar e você faz um processo racional de processar essa informação ou dado e acha que memorizou, entenda que o que a tua racionalidade proporcionou foi segurança de que você conhece o suficiente sobre aquilo e ainda confiança em si mesmo de que você será capaz de resgatar aquela informação, aquele dado a qualquer momento. Sem perceber você utilizou a racionalidade para eliminar o medo e elevar a sua autoestima, elevar a sua confiança em si mesmo de que é capaz de processar e lembrar determinada informação. E aí vem uma pergunta: confiança, autoestima, não é nada mais nada menos do que uma emoção?

*****

Tranquilidade

Então a grande resposta de hoje é que a racionalidade pode ser sim um excelente instrumento para despertar em nós emoções positivas como a confiança em si mesmo, a autoestima, a sensação de que não precisa ter medo porque você é capaz de responder tudo aquilo, é um conhecimento que você tem certeza que ninguém irá retirar de você porque você se sente calmo e tranquilo. E essas emoções despertadas pela racionalidade é que lhe dão a tranquilidade para não se preocupar em decorar as coisas. Resumindo, as emoções ainda que estimuladas de maneira racional, são sim as maiores responsáveis pela fixação da nossa memória. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.