em

O que um profissional deve fazer quando tem que preparar alguém que pode sucedê-lo na empresa?

Estado temporário

Muitos profissionais esquecem que quando conseguem uma função, são contratados para um cargo, eles não o adquiriram vitaliciamente, ou seja, para o resto da vida esse cargo. Eles estão numa determinada função e independentemente de a empresa dizer ou não que quer que você prepare um herdeiro para assumir a sua função o fato é que quem é profissional jamais hesita em ensinar alguém. E por um motivo muito simples.

 

*****

Competência

Se você realmente fizer isso e o fizer com competência a empresa irá perceber que você profissional tem o seu valor e que perdê-lo poderá gerar problemas para a empresa. Um bom profissional é aquele que forma os seus sucessores sem se preocupar se ele irá ter uma nova posição na empresa, se ganhará uma promoção ou será remanejado para outra área. O que importa nesse momento é entender que ensinando ou não, caso a empresa não queira mais você no negócio, tenha certeza de que é apenas uma questão de tempo.

 

*****

Valorização

Por outro lado, se você ensinar as pessoas, a tendência natural é a empresa reconhecer em você o que sempre valorizou e por consequência poderá fazer de tudo para não perdê-lo para a concorrência. Resumindo, o profissional de verdade não se preocupa se ensina para herdeiros ou um provável sucessor. Ele simplesmente ensina porque quanto mais ele gera conhecimento, quanto mais ele dissemina o conhecimento, mais ele adquire diferencial de mercado. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.