em

Beto Richa deve substituir Jocelito Canto na Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação

Com a inelegibilidade de Jocelito Canto (PSDB) confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de ontem (6), quem deve assumir a vaga do ex-prefeito de Ponta Grossa na Câmara dos Deputados é o ex-governador Beto Richa (PSDB). Com isso, a cidade fica com Sandro Alex (PSD) e Aliel Machado (PV) como representantes diretos na casa.

Enquanto que Jocelito foi o candidato mais votado do PSDB no Paraná para o cargo de deputado federal, com 74.348 votos, Beto Richa foi o segundo, com 64.868 votos. Em todo o estado, Sandro obteve 168.157 votos e Aliel 94.839.

Apenas em Ponta Grossa Jocelito recebeu 55.694 votos (74,9% do seu total); seus adversários eleitos, Sandro Alex e Aliel Machado, fizeram 31.913 (19% do seu total) e 20.823 votos (22% do seu total), respectivamente.

Saída da vida pública

Após a decisão do TSE, Jocelito publicou um vídeo nas suas redes sociais afirmando que não deve mais concorrer a cargos em eleições. “Não há mais o que fazer, não há como recorrer a outras cortes […] Não posso mais continuar na vida pública porque quando você não acredita mais na Justiça não tem mais o que fazer”, anunciou o ex-prefeito.

Processo

O indeferimento da candidatura de Jocelito Canto já havia sido feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), mas o candidato entrou com recurso contra a decisão na época.

A inelegibilidade de Jocelito decorre de uma condenação do político de fato que ocorreu em 1999, quando um policial da Assembleia Legislativa foi usado pelo então prefeito de Ponta Grossa como segurança.

Já a ação que indeferiu a candidatura em 2022 partiu do deputado federal Sandro Alex (PSD) – reeleito nas eleições deste ano.

Polêmica de Beto Richa

A candidatura e agora confirmação da eleição de Beto Richa para a Câmara dos Deputados também levantou polêmica nas redes sociais devido ao fato de que ex-governador foi preso pelo menos três vezes em 2019, nas operações Quadro Negro, Radiopatrulha e Integração, um desdobradomento da Lava Jato, além de por suspeita de obstrução da justiça.

Além dele, sua esposa, um dos seus filhos e o contador da sua família também foram denunciados criminalmente por lavagem de dinheiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.