em

Estação Paraná em Ponta Grossa vai receber câmeras de segurança

Sistema de alarme deve ser instalado nos próximos dias

Foto da Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa fazendo revista em suspeito junto à Estação Paraná
Objetivo é dar apoio à segurança realizada pelas equipes da GCM / Foto: Arquivo DC

A Estação Paraná, imóvel histórico localizado no Centro de Ponta Grossa, deverá receber a instalação de câmeras de segurança nos próximos dias. Os equipamentos deverão evitar novas ações de vandalismo no local, e antecedem a revitalização do prédio.

A informação consta em Diário Oficial da Prefeitura de Ponta Grossa de quinta-feira (3), e o contrato prevê o investimento de R$ 15.522,00 pelo serviço de monitoramento 24 Horas, e também inclui o Setor de Artes Visuais Ponto Azul. O prazo inicial de funcionamento é de seis meses, podendo ser prorrogado a pedido do Município.

Entre os equipamentos que farão parte do sistema de segurança estão, também, alarmes com sensor de presença e sirene tipo corneta.

Estação Paraná

A Estação Paraná, que foi uma importante estação ferroviária no passado, passou a ser endereço onde permaneceu guardado o acervo museológico e documental do Município por diversos anos. A “Casa da Memória” foi transferida para imóvel alugado em 2019, já prevendo a recuperação do imóvel. No entanto, desde então a obra não ocorreu.

Casa da Memória

O prédio da Estação Paraná foi inaugurado em 1894, para ser sede da primeira Estação Ferroviária de Ponta Grossa. Servia de embarque e desembarque de passageiros, bem como para o transporte de cargas. Em 1906, depois da construção do terceiro prédio, a estação passou a abrigar a parte administrativa de rede até a década de 70, quando começaram a ser retirados os trilhos da área central da cidade. Em 1995 passou a abrigar a Casa da Memória.

Em outubro do ano passado, o imóvel passou por vistoria visando elaboração de laudo técnico de engenharia referente à cobertura do prédio, que ameaça desabar.

Já o Setor de Artes Visuais Ponto Azul é imóvel que recebeu recuperação recente, passando a ser um espaço central para exposição de obras de arte e realização de atividades artísticas relacionadas.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.