Devido à pandemia ter provocado diversos atrasos de fornecimentos de equipamentos, a Tatra Ponta Grossa prevê iniciar a montagem de caminhões na cidade apenas a partir de junho de 2022, quando a unidade brasileira da fábrica tcheca Tatra Trucks deve estar 100% preparada para dar o start na linha de produção.
Em agosto a expectativa era de que até o fim deste ano a unidade estivesse completamente montada e organizada, mas a planta ainda encontra-se em fase de montagem. Agora, a previsão é de que o maquinário pesado chegue até fevereiro.
As informações foram obtidas pela reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais junto a fontes ligadas à empresa.
Além da planta fabril, a Tatra Ponta Grossa também contará com uma pista de testes no Distrito Industrial. A estrutura já começou a receber obras, mas deve ficar pronta apenas no segundo semestre de 2022, já que será utilizada apenas a partir da montagem dos caminhões. Ela fica localizada em um terreno próximo à Crown Embalagens, que foi doado pela Prefeitura Municipal através da Lei 13.904, de 16/12/2020.
Estagiários
Os vinte estudantes de Ponta Grossa que foram selecionados para estagiar na República Tcheca, metade na sede da Tatra Trucks e metade na Brano (fabricante de autopeças vinculada à Tatra), também devem iniciar o programa apenas em 2022. Selecionados em 2019, eles tinham viagem prevista para março do ano passado, mas com a explosão da pandemia foram impedidos de viajar. A intenção é que os jovens fiquem na Europa por um ano e na volta trabalhem na unidade ponta-grossense, de forma especializada e alinhada à dinâmica da marca.
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Tatra em Ponta Grossa
Ponta Grossa foi a cidade escolhida para receber a primeira planta da Tatra Trucks fora do seu país de origem. A empresa que foi fundada em 1850 anunciou que investirá R$ 102 milhões até 2026 na unidade brasileira, onde serão gerados 300 empregos diretos gradativamente.
A montadora de caminhões escolheu um barracão de 6 mil metros quadrados no Distrito Industrial de Ponta Grossa, às margens da BR-376, onde terá capacidade para produzir inicialmente 225 caminhões por ano e até 800 caminhões/ano depois de 2025.
Caminhões
Os modelos escolhidos para abrir a linha de montagem são o Tatra Phoenix e o Tatra Force, que estão em exposição no Paraná: unidades de ambos os modelos estão na concessionária Trevisa, em Ponta Grossa, e mais um veículo está em testes na indústria Klabin, nos Campos Gerais.
Os modelos, 6X6 e 8X8, são voltados para os setores de mineração, produção florestal e sucroalcooleiro e terão chassis direcionados às áreas militares e de defesa. Saiba mais neste link.
Caminhões Tatra importados para o Exército
Na semana passada seis novos caminhões militares 8×8 da Tatra Trucks chegaram ao Brasil para ser utilizados pelo Exército. As unidades importadas foram destinadas a batalhões de Alegrete (Rio Grande do Sul) e Porto União (Santa Catarina).
A chegada dos veículos, fabricados na República Tcheca, reforça a demanda interna da marca, que quando iniciar a operação em Ponta Grossa deve atender pelo menos toda a América do Sul.