em

Autocuidado

                                                                   

Lílian Yara de Oliveira Gomes                                                                           

CRP 08/17889

O autocuidado a princípio nos remete ao cuidado que devemos ter com a nossa saúde física. E, quando nela pensamos já correlacionamos com a ida ao médico, a exames clínicos, laboratoriais… e muitas vezes esquecemos de incluir que autocuidar-se é também cuidar da saúde mental.

Temos gratuitamente, elementos importantes ao nosso dispor, que nem sempre estamos conscientes das suas potencialidades de colaborar com a nossa saúde, tanto física, como mental: “a luz do sol; o descanso; o exercício; a dieta regulada; a confiança em nós mesmos; os afetos; o olhar para si; fazer uma viagem; dedicar mais tempo para a leituras; ter um dia de beleza; ou até se afastar de certos ambientes e/ou pessoas que possam se tornar tóxicas para nós”.

Em qualquer etapa de nossas vidas, importante se faz, se perceber melhor, fazer foco e atenção no que realmente é importante para nós, valorizando nossos desejos e realizações, os afetos recebidos e compartilhados, cultivar as amizades, conviver com a natureza e também ter momentos “só seus”, para olhar para dentro de si e perceber suas metas, seus objetivos.

Dar importância ao autocuidado, é uma forma eficaz de melhorar inúmeros aspectos em prol da qualidade de vida: aumenta a autoestima, diminui o estresse, agrega benefícios à própria saúde e bem-estar e melhora as funções  físicas e mentais.

“Praticar o autocuidado pode variar de pessoa para pessoa, é uma questão muito individual, sendo importante identificar atitudes que façam sentido a cada um de nós”.

“Temos que garantir que nós mesmos estamos bem e inteiros, pois só assim poderemos cumprir nossas responsabilidades”, nos orienta a psicóloga Naomi Bem-Ami.(Diretora Assistente do Williamsburg Therapy Group- N.Y.) e acrescento, para poder cuidar do outro.

Que tal começar hoje a priorizar o nosso autocuidado?

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.