em

Em 24 horas, oito corpos são sepultados sem velório em PG

Foto: José Aldinan

Em menos de 24 horas, Ponta Grossa registrou oito óbitos de pacientes com covid-19 ou com suspeita da doença entre os dias 3 e 4. Duas das mortes ocorreram na UPA Santa Paula, enquanto que quatro faleceram no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) e outros dois pacientes morreram em suas próprias residências. As informações foram obtidas junto ao Serviço Funerário Municipal e, conforme aponta o site do órgão, todos os corpos foram levados diretamente para o cemitério.

Na quarta-feira (3), três pacientes faleceram após dias internados no HU-UEPG. Foram sepultados sem velório um entregador de 41 anos, uma merendeira de 53 anos e um aposentado de 63 anos. Uma aposentada de 78 anos faleceu em sua própria residência nesse mesmo dia. 

Já na manhã desta quinta-feira (4), o corpo de uma mulher de 63 anos foi levado da UPA diretamente para o cemitério São Vicente de Paula. Natural de Rebouças, a paciente foi sepultada sem velório por volta das 10h30.

Um aposentado de 81 anos, também faleceu na unidade durante a manhã de quinta e foi encaminhado diretamente ao cemitério. Ainda na quinta, o Serviço Funerário também registrou o óbito de aposentado de 90 anos, que faleceu na própria residência e de profissional autônomo, de 66 anos, que morreu no HU-UEPG.

Retorno

Em nota, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou que os óbitos podem acontecer no serviço de urgência e emergência a qualquer momento, por vários motivos e complicações de saúde, entre eles infarto, derrames, complicações clínicas e covid-19.

“A UPA hoje está como referência Covid-19 e conta com 100% de ocupação dos leitos, na grande maioria os pacientes são graves, a dificuldade de leitos na região tem trazido ao cenário atual o aumento do tempo permanência destes pacientes graves dentro da UPA, até que os mesmos sejam autorizados pela Central de Leitos, órgão ligado ao Estado, a serem transferidos para um leito de UTI”, informou a nota.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.