em

Veja o que dizem os planos de imunização federal e estadual

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Muitos leitores entraram em contato com o Diário dos Campos e portal dcmais questionando como são definidos os grupos prioritários na vacinação contra covid-19.

Para tentar responder à pergunta, a reportagem buscou os planos de imunização, e verificou que os textos apontam que todas as categorias contempladas até o momento em Ponta Grossa são descritas como prioritárias, de forma direta ou indireta.

No entanto, nenhum dos planos de imunização explica, de forma clara e explícita à população, qual é a ordem de aplicação da vacina. O plano federal dá a entender que a estratégia depende de cada estado e município. É por isso que a ordem varia entre um município e outro.

No plano federal, nutricionistas e biólogos aparecem à frente de farmacêuticos, que em Ponta Grossa foram imunizados antes. No plano estadual, pessoas com deficiência institucionalizadas são o 13º grupo prioritário, listadas após pessoas de 60 a 64 anos, trabalhadores de força de segurança e salvamento, e pessoas em situação de rua. Mas, em Ponta Grossa, parte do 13º grupo foi atendida já na segunda quinzena de fevereiro.

Confira o que dizem os planos de imunização:

Plano Federal

O Plano Nacional de Vacinação elenca, na página 88, 13 grupos prioritários para receberem a vacina contra covid-19. No grupo Trabalhadores de Saúde estão listados dezenas de profissionais, incluindo farmacêuticos, odontologistas, médicos veterinários, psicólogos e fonoaudiólogos. Não lista diretamente vários outros profissionais, a exemplo de radiologistas, mas abrange praticamente todos ao dizer “todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais”.

Plano Estadual

O Plano Estadual de Vacinação Contra Covid-19 no Paraná lista 21 grupos prioritários para receber vacina no Paraná. Até agora, Ponta Grossa atendeu representantes de cinco deles: pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena; trabalhadores de saúde; pessoas de 80 anos ou mais; e pessoas com deficiência institucionalizadas. Se a lista fosse seguida à risca, trabalhadores do sistema prisional seriam o último grupo prioritário, após inclusive a imunização de detentos.

Profissionais de saúde

O Plano Estadual de Operacionalização Contra a Covid-19 lista 10 subgrupos descritos no grupo prioritário de trabalhadores de saúde. Estão nessa lista (subgrupo 9) os trabalhadores atuantes em farmácias e doulas que receberam vacina recentemente. Mas o documento não menciona, de forma específica, categorias como odontologistas e radiologistas, por exemplo.

O item 3.4 cita “trabalhadores em geral” de centros de referência no atendimento a covid-19, e o item 6  menciona “trabalhadores de laboratórios que coletam ambulatoriamente e processam testes/exames laboratoriais para covid-19”. 

Como a Prefeitura de Ponta Grossa não criou um plano municipal de imunização, busca seguir as orientações estadual e federal. Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde (FMS), até o momento, a vacinação contemplou nove dos 10 subgrupos.

Leia de forma detalhada os planos de imunização:

Federal

Estadual (PR)

Profissionais de saúde (PR)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.