em

No 1° dia, mais de 500 pessoas procuram UBS’s exclusivas para covid

Unidade ao lado do Terminal da Nova Rússia é uma das que recebe exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios. Foto: Fábio Matavelli

* Por Felipe Liedmann

Três Unidades Básicas de Saúde (UBS) iniciaram nesta semana atendimento exclusivo à suspeita de covid-19 em Ponta Grossa. E, logo no primeiro dia, 523 pessoas procuraram atendimento com sintomas de problemas respiratórios ou referentes à possível contaminação pelo coronavírus. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e refletem a fase aguda da doença que a cidade enfrenta, com 90 internações no HU-UEPG e novo recorde diário de casos.

A Unidade Básica mais procurada no primeiro dia foi a Cyro de Lima Garcia, que fica ao lado do Terminal Oficinas. Lá 190 pessoas passaram para atendimento. Logo atrás os números mostram a Rômulo Pazinato, da Nova Rússia, com 184 pacientes. Por fim, a Unidade Básica Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas, recebeu 149 ponta-grossenses em um único dia.

Até o fechamento da reportagem, a FMS não havia finalizado a contagem do segundo dia, mas a entidade estipulava média semelhante. Uma equipe do DC passou nesta quarta-feira (6) pelas três unidades e, de acordo com fontes extraoficiais que não se identificaram, o movimento mais intenso do dia estaria na Nova Rússia.

O atendimento exclusivo para sintomas respiratórios nas unidades faz parte de uma nova estratégia municipal para auxiliar no atendimento a pacientes que podem estar contaminados pelo novo coronavírus. A Atenção Primária disponibilizou Equipes de Saúde da Família (ESF) para atendimentos nos locais.

Encaminhamento

Segundo os dados disponibilizados pela FMS, os 523 ponta-grossenses que procuraram os três espaços ficaram divididos em quatro situações de atendimento: consulta, sorologia, PCR e agendamento de exames.

A maior parte dos pacientes realizou o agendamento de exames: 205 ao todo. As estatísticas ainda mostram que 154 pessoas passaram por consultas, enquanto 82 estavam no grupo de sorologia e outras 82 no teste RT-PCR.

Confira o atendimento por Unidade Básica

Cyro de Lima (Oficinas)
Consultas: 39 pessoas
Sorologia: 17 pessoas
PCR: 19 pessoas
Agendamento: 115 pessoas

Total = 190 pessoas

Rômulo Pazinato (Nova Rússia)
Consultas: 45 pessoas
Sorologia: 30 pessoas
PCR: 39 pessoas
Agendamento: 70 pessoas

Total = 184 pessoas

Luiz Conrado Mansani (Uvaranas)
Consultas: 70 pessoas
Sorologia: 35 pessoas
PCR: 24 pessoas
Agendamento: 20 pessoas

Total = 149 pessoas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.