em

Doação de sangue cai 25% no Hemepar de Ponta Grossa

AEN

A sede em Ponta Grossa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) verificou redução em torno de 25,5% no número de doações de sangue ao longo de 2020. No ano anterior foram coletadas 12.319 bolsas, e em 2020 foram 9.172. Neste mês de janeiro, a queda no comparativo com a mesma época no ano passado chega a 50%.

A informação é da enfermeira chefe do Hemonúcleo, Nelsi de Oliveira Zakszewski. “No início do ano passada nós tínhamos um outro cenário, ainda não exista a covid-19. Agora, um pouco por medo, as pessoas estão deixando de fazer doação. Mas nós aqui adotamos todas as precauções para a segurança do doador e dos servidores”, garante Nelsi.

Segundo ela, os cuidados envolvem a vestimenta, manipulação, uso de máscaras por todos, e o agendamento que impede a formação de aglomerações.

Apesar de as cirurgias eletivas terem sido suspensas, as emergenciais continuam, e a demanda por sangue é grande.

Segurança

Para quem se pergunta a respeito da possibilidade de a covid-19 ser passada pelo sangue, ela lembra que não existe nenhum indício científico de que o novo coronavírus possa ser transmitido pelo sangue. Mesmo assim, a recomendação é que somente pessoas sem sintomas gripais façam a doação.

Por outro lado, pessoas que tiveram covid-19 e já se recuperaram podem fazer doação 45 dias após a data de diagnóstica obtida por meio do teste RT-PCR. O chamado “plasma hiperimune” pode servir para tratar pessoas que estejam em internamento com a doença. Mais informações sobre doações podem ser obtidas pelo telefone 3223-1616.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.