em

Defesa Civil monitora casas e alerta sobre riscos de temporal

Foto: José Aldinan

A Defesa Civil de Ponta Grossa monitora as regiões da cidade que sofreram com alagamentos na tarde da última terça-feira (01), onde sete ocorrências foram registradas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edson Witek, a região do bairro Quero-Quero foi a mais atingida. Também foram registrados atendimentos na Vila Santo Antônio e Jardim Maracanã.

“Foram diversos casos em que a enxurrada em decorrência da grande quantidade de chuvas levou barro para dentro das casas. Felizmente, não tivemos nenhum nenhum registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas até agora. Nós realizamos diversos atendimentos paras as famílias juntamente com a assistência social e continuamos monitorando estas regiões nos próximos dias”, declarou Witek.

O coordenador da Defesa Civil explica ainda que o grande volume de água aliada ao acúmulo de lixo nas galerias pluviais aumentam ainda mais os riscos de alagamentos. “Já elaboramos documentos para que a Secretaria de Obras realize a limpeza nestas galerias”, destacou.

Escola

Além das casas, o Colégio Estadual Eugênio Malanski também sofreu em decorrência dos alagamentos. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seed-PR), pelo fato de o colégio se encontrar em um nível diferente da rua, algumas dependências do colégio ficaram alagadas pelo volume de água. Durante a tarde de terça-feira (01), uma equipe de Engenharia da pasta visitou o colégio para identificar danos e prejuízos na estrutura.

“Devido a um canteiro de obras instalado em um terreno em frente ao colégio e ao processo de terraplanagem nesta obra, o acúmulo de água contribuiu ainda mais para o alagamento no Eugênio Malanski. Além disso, a falta de bueiros para escoamento da água foi outro fator de agravo”, informou a pasta.

Segundo a Seed, os técnicos da engenharia entraram em contato com a Defesa Civil que notificou a empresa que realiza a obra. “A Seed-PR está em contato com a Secretaria de Obras de Ponta Grossa, aguardando a análise da possibilidade de a empresa executar obras na galeria de águas pluviais, como parte de um reforço no sistema de escoamento na região. Por fim, a empresa está realizando limpeza das áreas externas colégio desde terça-feira”, finalizou a secretaria.

Chuvas

A Defesa Civil segue em alerta para o risco de fortes chuvas que estão previstas para os próximos dias principalmente nesta quinta-feira (03) onde deverá chover 46.6mm conforme aponta o Simepar. “Atuamos em conjunto com o Corpo de Bombeiros e torcemos para que não tenhamos ventos fortes e granizo. De todo modo, vamos entregar lonas e telhas para as famílias se for necessário”, alertou Witek.

Para sexta-feira (04), a previsão será de tempo nublado com pancadas de chuvas ao longo do dia. Já o sábado (05) será chuvoso o dia todo com a previsão de 36.6 mm. No domingo, deverão ser registrados 11.8 mm de chuvas ao longo do dia.

Manutenção

Em nota, a Secretaria de Obras de Ponta Grossa informou que a limpeza e manutenção dos bueiros e galerias acontece regularmente, seja através da identificação da necessidade ou da solicitação da população. Segundo o órgão, os alagamentos registrados nos últimos dias, decorrentes do volume de chuvas, toveram como causa o entupimento dos bueiros mas também em alguns casos foram identificados devido às residências estarem em nível abaixo da rua, fazendo com que houvesse concentração maior de água e menor absorção pelo ambiente.

“Com a entrada de muito lixo e entulhos nas galerias, as equipes estão trabalhando na limpeza e desobstrução de onde entupiu. Conforme a necessidade e a identificação, o trabalho seguirá. A Prefeitura de Ponta Grossa reforça ainda a importância da destinação correta de lixos, para evitar que em períodos de chuvas forte a situação volte a acontecer e que em casos de necessidade de limpeza e manutenção de bueiros e galerias, a população informe o Município através do telefone 156 da Ouvidoria, canal oficial da Prefeitura para registro de solicitações”, disse a nota.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.