em

População cobra políticas de esporte e lazer em PG

Terceiro item indicado pela população em pesquisa realizada neste ano pela Prefeitura para a definição de prioridades para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), as políticas para o esporte e lazer são uma reivindicação de boa parte da população em Ponta Grossa. A reivindicação de revitalização em praças, melhorias em espaços para a prática esportiva e pedidos de instalação de conjuntos para parques infantis e academias ao ar livre também figuram em grande número entre as indicações aprovadas pela Câmara a pedido da comunidade.

Hoje, Ponta Grossa já conta com uma Secretaria específica para esportes e recreação que, desde o ano passado vem investindo na revitalização de praças com a instalação de academias e de parques infantis. O investimento em políticas com esta finalidade é apontado como um aspecto importante, entre outros, no combate à criminalidade.

Exemplo disso é a Praça do Esporte e da Cultura (PEC) que será construída na Vila Coronel Cláudio e terá sistema de gestão compartilhada, envolvendo a comunidade. O investimento de cerca de R$ 2 milhões é resultado de uma parceria entre o governo federal e o Município. Já existe uma empresa contratada para executar a obra, que está em andamento.

 

Estrutura abrangente

O projeto da PEC, com cerca de 3 mil metros quadrados, inclui a construção de quadra poliesportiva com cobertura, playground, equipamentos para ginástica, pista de skate, campo de futebol, pista para caminhada, além de mesas para jogos.

 

Péricles de Holleben Mello (PT)

Coligação ‘Viva Ponta Grossa’

Em nossa 1ª gestão fizemos um dos maiores campeonatos de futebol amador do país, a Copa Cidade Viva, com mais de 600 equipes e 8 mil atletas. Melhoramos os Jogos Estudantis Municipais, construímos 25 campos de futebol suíço com iluminação, reformamos e construímos ginásios e quadras esportivas e colaboramos para o retorno do Operário ao futebol profissional. Em nossa 2ª gestão vamos levar o programa federal Esporte e Lazer na Cidade (PELC) aos bairros da cidade, ampliar o número de academias populares, criar centros de iniciação esportiva por modalidade, abrir as quadras esportivas das escolas municipais para atender a comunidade em horários não utilizados, reeditar a Copa Cidade Viva e ampliá-la, recuperaras pistas de skate, construir pistas de caminhada nas praças e parques e construir ciclovias para transporte e lazer.

 

Márcio Pauliki (PDT)

Coligação ‘Ponta Grossa pode mais’

Os miniginásios nos bairros serão modernizados de acordo com as normas de acessibilidade e ganharão espaço para o contraturno familiar com salas de artesanato, aulas de pintura e atividades culturais. O projeto Escola da Bola será ampliado com a construção de novos campos e melhorias nos já existentes. Incentivos fiscais darão apoio para que os nossos atletas representem a cidade em competições estaduais e federais. Construiremos a Vila Olímpica destinada ao esporte de alto rendimento. O Parque Linear, ao lado da linha férrea que vai da Bunge até o Campus da UEPG, será destinado ao lazer e à prática esportiva. Criaremos o Parque Ferroviário e o Parque dos Tropeiros (Lagos de Olarias). Aos domingos algumas avenidas terão uma faixa exclusiva para a prática de ciclismo das 9h às 18h.

 

Leandro Dias (PSOL)

Em PG os investimentos em esporte e lazer sempre foram centralizados, sendo que este último é atrelado ao consumo, limitando o acesso de quem mora na periferia. Os parques, Margherita Masini e o Rio Verde, estão abandonados e a população fica à mercê de atividades culturais. O PSOL propõe recuperar os parques e praças, além de valorizar a topografia local, criando parques nos fundos de vale, que propiciem práticas esportivas e recreação. Também priorizamos escolinhas esportivas nas escolas, para inclusão e socialização dos jovens da periferia através de atividades coletivas. Também daremos suporte de material esportivo e humano para que as escolas municipais possam competir com dignidade nos campeonatos locais.

 

Krystofer Bannach (PCB)

Nas diretrizes apresentadas em seu plano de governo registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato propõe: A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Educação, Ação Social e Associação de Moradores farão um trabalho de conscientização no bairro, visando a valorização dos investimentos públicos, no sentido de combater o vandalismo e criar mecanismos para a conservação e manutenção dos Complexos. O plano compreende ainda ações de valorização, aproveitamento e recuperação de praças, parques e jardins, mediante a realização de eventos nesses locais (tais como o Expresso do Lazer, Expresso da Cultura e Expresso do Ofício), além de obras de recuperação e paisagismo e parcerias com as associações de bairros para preservar o patrimônio público. Definição de áreas nos bairros, em conjunto com a comunidade, para a construção de praças com estruturas de lazer.

 

Marcelo Rangel (PPS)

Coligação ‘Coração Ponta-grossense’

Construir Centros de Referência a Juventude Esportiva, ginásios com dimensões oficiais, locais para práticas de esportes alternativos, incentivo a competições, colocação de professores de educação física em todas as escolas, construir ciclovias, pistas de caminhadas e corridas nas principais vias da cidade, escolas públicas de xadrez e artes marciais e parcerias para uso de equipamentos esportivos. Levar o esporte e o lazer a todas as idades. Competições para pessoas especiais e ações de fins de semana. Sede para as ligas desportivas e formação de atletas de rendimento para competições nacionais. Remodelação do Parque Ambiental, com projetos de paisagismo, arborização e nova iluminação. Desenvolver plano de revitalização dos bairros. Construção de vários parques na cidade com infraestrutura e segurança levando lazer e qualidade de vida à população.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.