25 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Prolar destina área para famílias desalojadas em reintegração


Por dmais Publicado 06/04/2017 às 14h36 Atualizado 24/02/2026 às 03h14
Ouvir: 00:00

As famílias que ficaram desalojadas nesta semana após uma reintegração de posse no Jardim Atlanta, bairro Boa Vista, serão contempladas com terrenos destinados pela Companhia Ponta-grossense de Habitação (Prolar). A notícia confortou as famílias que estavam desesperadas sem um lugar pra ficar.

A medida da Prolar parece colocar fim ao drama vivido pelas nove famílias. Depois de serem retiradas da área particular, na terça-feira (4), elas foram levadas para o alojamento do Ginásio Oscar Pereira. Contudo, foram obrigadas a deixar o espaço, na manhã de quinta, já que o alojamento será utilizado para receber atletas de outras cidades.

“Boa parte das famílias já tinham cadastros na Prolar para a casa própria. Então conseguimos verificar que temos alguns lotes que foram desapropriados pela Prefeitura de Ponta Grossa e que podem ser disponibilizados para estas pessoas”, relatou o presidente da Prolar, Dino Schrutt.

De acordo com ele, os lotes que poderão ser destinados estão localizados no Jardim Cachoeira, Gralha Azul e no Núcleo Rio Branco. “Ainda estamos verificando a possibilidade para destinar um desses lotes. Se conseguirmos hoje mesmo, eles já poderão começar a construir de imediato”, explicou Dino.

As famílias poderão construir suas casas utilizando o mesmo material das moradias que foram demolidas nesta semana. Os móveis e demais objetos estão armazenados em um barracão da Prefeitura até a tarde desta sexta-feira (7), prazo final para que eles retirem os móveis do local.

Financiamento

O financiamento dos lotes será diretamente com a Prolar em parcelas que variam de R$ 70 a R$ 160 por mês durante 15 anos. “As pessoas que não têm cadastro poderão dividir os lotes com aqueles que já estavam regularizados”, concluiu o presidente da Prolar.

Comemoração

Na manhã de quinta, a reportagem do DC conversou com as famílias. Elas estavam na frente do Ginásio Oscar Pereira desesperadas e sem saber para onde ir. “Pensamos em montar barracas em um campo de futebol que fica localizado no Jardim Atlanta. Não temos parentes próximo e não temos como pagar aluguel”, disse o morador Sérgio Cardoso.

“Essa notícia dos lotes nos deixou muito aliviados. Agora consigo respirar melhor por saber que vou ter um lugar para morar”, comemorou a moradora Josicler Ferreira.

 

Luana Souza
Famílias foram desabrigadas duas vezes, na mesma semana

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.