em

Moradores questionam uso inadequado de viaturas da PM

 

Fotos: Reportagem DC
Uma das viaturas estava estacionada em frente à casa e outra no portão dos fundos

 

 

Embora autorizada pelo comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) de Ponta Grossa, tenente Saulo Vinicius Hladyszwski, a prática de ir para casa com a viatura no horário de almoço tem gerado questionamento por parte dos moradores da cidade. Nesta segunda-feira, a reportagem do DC flagrou dois veículos da Patrulha Escolar estacionados perto de uma mesma residência. De acordo com o morador que denunciou o caso – constatado pela equipe do jornal – as duas viaturas estavam estacionadas às 11h45 e, às 13h30, uma delas ainda permanecia no local. “E é um horário complicado, de entrada e saída das escolas, em que mais acontecem as confusões e brigas”, disse o morador. “Eu uso meu carro para ir para casa almoçar”, completou.

Sobre a situação específica denunciada, Saulo explica que nesta casa mora um casal de policiais do BPEC – uma soldado e um sargento – que trabalham em equipes diferentes. Normalmente, ela não fica com a viatura, mas teria levado seu colega para tomar um medicamento e, como ele não estava em condições de dirigir por causa dos efeitos do remédio, a soldado preferiu deixá-lo em casa e ir almoçar com a viatura.

Por outro lado, o casal negou que tivesse chegado em casa antes do meio-dia. “O sargento contou que 11h45 estava fazendo um patrulhamento na escola Amálio Pinheiro (bairro Nova Rússia), andou por mais uma escola e depois foi para casa, onde teria chegado por volta de 12h15”, contou. A soldado informou ao comandante que chegara neste mesmo horário.

Intervalo

Saulo explica que autoriza os policiais militares da Patrulha Escolar almoçarem em casa porque não tem como oferecer refeição, como acontece no 1º Batalhão da PM (BPM). “Não tenho dotação orçamentária, verba para alimentação e nem rancho. Mas a determinação é de que os policiais saiam para almoçar quando encerra o horário de saída do turno da manhã e retornem ao trabalho antes da entrada dos estudantes da tarde, ou seja, entre 12h10 e 12h50”, conta. E mesmo nesse intervalo de tempo, ele diz que há um revezamento para que pelo menos uma viatura mantenha o patrulhamento na cidade. Das 7 às 23 horas, são quatro viaturas rondando os estabelecimentos de ensino.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.