Índios vivem em condições precárias em PG


Por dmais

 


Mulher veio de Cândido de Abreu e passa as noites na rodoviária / Foto: Fábio Matavelli

 

Hoje é o Dia do Índio, mas será que os indígenas que vivem em Ponta Grossa têm o que comemorar? Ontem, a reportagem do DC percorreu os locais frequentados por eles na cidade e encontrou cenários assustadores, mas também um espaço de esperança. A nova Casa do Índio, no Jardim Carvalho, já está pronta e deve ser inaugurada em breve. Porém, no acampamento em que os indígenas – que vêm de municípios próximos para vender balaios e artesanato – estão e na antiga Casa do Índio, em Uvaranas, as condições são precárias.

“Estamos querendo usar a nova casa, mas ainda não entregaram. Por enquanto, estamos dormindo na rodoviária”, conta uma mulher, que veio de Cândido de Abreu com a família. Ela diz que não se sente segura em dormir no acampamento. “À noite aparecem usuários de drogas e nós somos, na maioria, mulheres e crianças. É perigoso”, afirma.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DC

Sair da versão mobile