26 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Crianças participam de simulação de atropelamento com o Samu


Por dmais Publicado 30/11/2016 às 17h33 Atualizado 23/02/2026 às 11h52
Ouvir: 00:00

A manhã de quarta-feira (30) foi de aprendizado para os alunos do 4º Ano da Escola Municipal Djalma de Almeida César. Uma simulação junto ao Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (Samu) chamou a atenção das crianças que receberam orientações de como agir em casos de acidentes, principalmente, os atropelamentos.

Durante a ação, duas crianças ficaram caídas na via, enquanto os seus colegas ligaram para o Samu, repassaram informações necessárias e conversaram com o médico a respeito da ocorrência. Os alunos assistiram de perto a chegada da ambulância e prestaram a atenção em todos os passos.

A simulação faz parte do projeto Samu Escola, desenvolvido nas 84 escolas municipais de Ponta Grossa. Uma parceria do Samu com a Secretaria Municipal de Educação.

“Pelo projeto nós trabalhamos uma cartilha com os professores e as crianças e no decorrer deste trabalho fomos abordando várias questões, como não passar trotes. E outro ponto importante é sobre a prevenção de acidentes e o que fazer caso eles aconteçam. Hoje foram repassadas as orientações sobre os riscos de atropelamentos e como fazer para acionar o Samu”, disse a professora Jucilene Thomaz, coordenadora do projeto Saúde na Escola.

Para a coordenadora do projeto pelo Samu, Rozângela Ribeiro Silva, o aprendizado é algo que será levado para dentro de casa. “O objetivo do Samu é prevenir essas crianças para que consigam evitar os atropelamentos ao atravessar a rua mas, se acontecer, como acionar a ambulância”, disse.

Segundo ela, os cuidados e prevenção devem continuar mesmo que existam faixas elevadas na frente das escolas. “É um ensino que eles vão levar para a vida toda”, ressaltou.

Salvar vidas

O diretor do Samu, Delmar Pimentel Júnior, comenta sobre as chances de salvar vidas através do projeto. “Os alunos já aprendem e repassam tudo isso para dentro de casa. Eles são ensinados desde pequenos ações que são úteis para toda a comunidade”, comenta.

Pimentel também alerta sobre os perigos dos trotes. “Se deslocarmos uma ambulância para atender uma situação que não existe, podemos colocar a vida de outra pessoa que precisa em risco. Por isso, agradeço à Rozângela e toda a equipe do Samu por realizarem este projeto”. finaliza.

Samu Escola

O projeto ‘Samu Escola – Educar para mudar’ iniciou as atividades de 2016. Os organizadores do programa realizaram um treinamento teórico e prático, sobre primeiros socorros, para 120 assistentes de educação infantil da rede municipal de ensino que repassaram tudo o que aprenderam aos alunos. O projeto tem a intenção de multiplicar o conhecimento, fazendo com que a informação chegue mais rápida a todos.

Fabio Matavelli
Alunos assistiram a simulação de atropelamento e receberam orientações sobre segurança.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.