em

Caminhão despeja carga de madeira em arroio de PG

 

 

A reportagem do DC flagrou, na manhã desta quarta-feira, um crime ambiental. Foi na rua Henrique Clock, que liga as regiões do Jardim Carvalho e Vila Liane, em Ponta Grossa. Sem se preocupar, duas pessoas estacionaram um caminhão carregado de madeiras e passaram a jogar uma por uma dentro de um arroio. O despejo irregular aconteceu em plena luz do dia e eles passaram mais de meia hora no local.

O vídeo gravado pela equipe do DC foi encaminhado para a secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Tuma Hilgemberg. Ela vai identificar o caminhão e multar os infratores. “Além da multa, que é de no mínimo R$ 5 mil, a gente obriga o infrator a retirar o resíduo e ele pode até ser preso”, explica. O caso também pode ser levado ao conhecimento do Ministério Público Estadual para que o autor responda a um processo criminal.

Segundo ela, a cidade possui locais adequados para o despejo de resíduos de construção, como as madeiras que estavam no caminhão. Um deles é a Cooperativa de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil, Terraplanagem e Demolição dos Campos Gerais (Cooperconcre). Porém, segundo Patrícia, muitos ainda preferem descartar os resíduos em locais inapropriados. “Eles querem economizar porque é preciso pagar para fazer o descarte correto”, diz.

Somente neste ano, a Secretaria de Meio Ambiente já registrou 400 denúncias de descarte irregular de material de construção. Metade delas foi confirmada e foram emitidas multas.

ÚLTIMA HORA

No início da noite, uma pessoa ligou dizendo ser vizinha do arroio e informou que as madeiras não foram jogadas no local. Segundo ela, as madeiras são uma doação para uma senhora que mora numa casa ao lado do córrego e serão usadas no fogão à lenha. A informação será averiguada pela equipe do DC nesta quinta-feira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.