Apesar das dificuldades, socorristas do Samu garantem a vida em PG


Por dmais

Toda e qualquer profissão merece reconhecimento, principalmente, quando se trata de salvar vidas. E este é o desafio dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (Samu). O trabalho dos médicos e socorristas não é tarefa fácil, ainda mais quando precisam trabalhar na precariedade, exemplo da frota de ambulâncias que está sucateada. O caso foi noticiado pelo Jornal Diário dos Campos nesta semana.

Mesmo com as dificuldades, as equipes sabem dar exemplo de garra e profissionalismo. O melhor exemplo a ser ilustrado é o parto realizado pelos socorristas na manhã de quarta-feira (5). Profissionais foram acionados por volta das 8 horas da manhã para atender uma gestante, de 16 anos, que estava prestes a ganhar o bebê.

Médicos e socorristas foram mobilizados e precisaram realizar o parto na casa da paciente. A adolescente, Damaris Lima Cardoso, foi tranquilizada por todos da equipe e deu à luz a uma menina: Sophia Gabriele.

A bebê foi para os braços de um profissional e depois acalentada por todos. Em seguida, mãe e filha foram levadas para a maternidade do Hospital Universitário dos Campos Gerais.

Todo o parto foi acompanhado e filmado pelo jornalista e fotógrafo do Jornal Diário dos Campos, Fábio Matavelli. Pai de três filhos e com 21 anos de profissionalismo, o profissional relatou a sensação de realizar um trabalho como este. “Depois de tantos anos, esta foi a primeira vez que me deparei com algo assim. Foi lindo ver o começo de uma vida e presenciar o trabalho do Samu. É um sentimento inexplicável”, disse ele.

Profissionais

A equipe que trabalhou na realização do parto foi composta pelas enfermeiras Juliana Prado e Valéria Labiak; motoristas da ambulância, Clayton Souza e Jeferson Raineck; e pelo médico, André Vedan.

 

Mãe e filha foram atendidas e encaminhadas ao hospital. Foto: Fábio Matavelli
Sair da versão mobile