em

Veja o que fazer e o que não fazer em uma rotatória; vídeo

O Portal do Trânsito esclarece o que fazer e o que não fazer em uma rotatória. Assista ao vídeo acima.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é bem claro quando trata de normas de circulação como utilizar uma rotatória. No entanto, muitos condutores têm dúvidas e acabam causando situações de risco quando trafegam nesses locais. Por esse motivo, o Portal do Trânsito esclarece o que fazer e o que não fazer em uma rotatória. Assista ao vídeo acima.

Conforme o CTB, a preferência de passagem é sempre de quem está circulando pela rotatória, desde que não haja sinalização indicando contrário. Outras orientações são: circular em velocidade compatível com a via e seguir as orientações da sinalização horizontal.

Para realizar a conversão à direita, após entrar na rotatória, segue-se a regra estipulada no CTB de sinalizar, diminuir a velocidade e aproximar-se o máximo possível do bordo direito da via.

De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito, não é só o comportamento do condutor que deve ser levado em consideração.

“O que fica de lição nesse vídeo é que toda via de trânsito precisa ser bem projetada e sinalizada, pensando em diminuir todas as prováveis situações de risco que possam ser encontradas. Percebemos também que condutores que conhecem as regras e as colocam em prática conseguem trafegar com mais segurança e sem constituir perigo para si ou para os demais”, explica.

Sinistros em cruzamentos

De acordo com dados do CONAS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 60% dos sinistros de trânsito no Brasil ocorrem nos cruzamentos de vias. Outra especificidade: principalmente nas transversais, quando dois veículos andam em direções que se cruzam, são os locais onde mais acontecem colisões. Esse tipo de ocorrência acontece, na maioria dos casos, quando nenhum dos dois condutores sabe de quem é a preferência ou por falta de atenção à sinalização de trânsito, o que acaba gerando acidentes muitas vezes graves, destaca o estudo.

Conhecer as normas de circulação ajuda a evitar acidentes

O que fazer em uma rotatória
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O CTB traz um capítulo inteiro destinado às normas de circulação e conduta. Apesar de serem procedimentos básicos que todo condutor deve praticar, os erros em manobras, extremamente frequentes, são responsáveis por grande parte das infrações e acidentes.

Muitas das normas de conduta são semelhantes às técnicas de Direção Defensiva, porque ambas têm o mesmo objetivo: a segurança no trânsito. Ao desrespeitar uma norma de circulação e conduta, o condutor estará cometendo uma infração ou crime e ficará sujeito a multas, medidas administrativas e outras penalidades.

“A regra fundamental é evitar qualquer ato que possa constituir perigo ou obstáculo para os demais elementos do trânsito. Portanto, a responsabilidade do condutor começa muito antes de conduzir o veículo pela via”, finaliza Mariano.

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.