em

Veja aqui como participar do prêmio “Crônicas da (I)Mobilidade”

Com o objetivo de incentivar a produção literária e, ao mesmo tempo, revelar e divulgar novos valores literários, o site RODRIGO VARGAS – PSICOLOGIA & TRÂNSITO – em parceria com FILOS EDITORA, PORTAL DO TRÂNSITO, SINALEIRO, MANUAL DO TRÂNSITO, FUSELO, INSTITUTO TRÂNSITO SEGURO, LEGTRANSITO, KRIPTON FESTAS E EVENTOS e MOBILITY WAYS – SOLUÇÕES EM SEGURANÇA NA MOBILIDADE, promove o 1º CONCURSO CRÔNICAS DA (I)MOBILIDADE.

Escritores brasileiros ou não, com idade igual ou superior a 18 anos completos, que atuem direta ou indiretamente com a área do trânsito, como agentes de trânsito, instrutores, psicólogos, advogados, médicos, enfermeiros, motoristas e etc poderão enviar as suas crônicas, com tema LIVRE, desde que as crônicas tenham ligação com o contexto do trânsito e mobilidade.

Conforme o organizador, crônicas são textos curtos, que abordam o cotidiano de forma bem humorada. Normalmente retratam um acontecimento vivido pelo autor ou suas reflexões sobre o contexto em que está inserido.

Leia o edital completo aqui.

Principais características do formato:

  • Linguagem simples e informal, com trocadilhos e até gírias, caso seja do estilo do autor.
  • Normalmente utilizam ordem cronológica para narrar os acontecimentos.
  • Não são apenas histórias curtas e descritivas. Elas possuem reflexão e alguma conclusão com base em um acontecimento cotidiano.
  • Trazem eventos do dia a dia sob óticas diferentes.

Tipos de crônicas:

  • Crônica narrativa: A partir de um evento cotidiano que é narrado na introdução e no desenvolvimento do texto, seu objetivo é mostrar a opinião do cronista sobre um tema, o que, em geral, ocorre no final do texto.
  • Crônica argumentativa: É a crônica que tem como objetivo mostrar um posicionamento, favorável ou contrário, a respeito de certo tema ou, ao menos, promover um debate sobre ele. Para isso, o texto apresenta a questão, desenvolvendo possíveis linhas de raciocínio sobre ele e, por fim,
    apresenta o posicionamento do cronista.
  • Crônica humorística: É aquela que tem como objetivo gerar humor a partir de uma situação cotidiana. Tendo como expoente Millôr Fernandes, a estrutura desse tipo de crônica pode ser variável, de acordo com o modo como se constrói seu humor.
  • Crônica lírica: Esse tipo de crônica é aquele que está mais ligado à emoção. Essa característica faz com que o texto tenha maior expressividade.

Inscrições do prêmio “Crônicas da (I)Mobilidade”

O período de inscrições vai de 01 à 31/07. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 por crônica. O período de inscrições, todas as crônicas serão publicadas ao mesmo tempo em uma página específica do Blog RODRIGO VARGAS – PSICOLOGIA & TRÂNSITO divulgada posteriormente para a apreciação do público. A popularidade do texto é um dos critérios de avaliação.

A apreciação popular e o julgamento irão de 01/08 à 25/10. Já, o anúncio dos vencedores e a premiação ocorrerão entre 31/10 à 30/11. Os 20 textos com melhor pontuação serão os vencedores e farão parte de uma antologia que será publicada em 2024.

Para se inscrever, clique aqui.

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.