A maresia é uma oxidação causada pela água do mar, que provoca a corrosão de objetos metálicos nas proximidades do litoral. Sendo assim, a maresia tem um poder corrosivo que pode afetar as peças da suspensão e outros equipamentos importantes para a segurança dos carros.
Por isso, quem mora ou viaja para as cidades litorâneas precisa redobrar os cuidados com o veículo devido a ação corrosiva da maresia.
Como proteger o carro da maresia?
Para quem apenas visita uma cidade litorânea, é recomendado providenciar uma lavagem completa do veículo assim que retornar da viagem, incluindo a parte inferior.
Agora, para quem mora ou visita frequentemente o litoral, o ideal é que se lave o veículo semanalmente. Além disso, indica-se a aplicação de uma cera própria para remover as manchas causadas pela maresia e aumentar a proteção da pintura do carro.
Sempre que possível, estacione o carro em locais cobertos para evitar a exposição direta à maresia. Ainda que o carro esteja em uma garagem, é muito importante manter as partes metálicas do veículo protegidas. Sendo assim, o uso de capa protetora sobre o veículo pode ajudar a evitar que uma grande quantidade de sal se deposite sobre a superfície exposta.
Outra boa dica é providenciar a vitrificação automotiva. Esse é um processo de proteção e acabamento da pintura do carro, restaurando os danos provocados pela maresia.
Mas, lembre-se: se notar manchas de sal na pintura ou em outras superfícies do carro, limpe-as imediatamente para evitar danos a longo prazo.
Em quanto tempo a maresia estraga o carro?
Para o processo de corrosão começar a acontecer, o carro precisa estar exposto por mais de 15 dias à maresia. Ou seja, se você visita a praia com pouca frequência, não há preocupações, mas é necessário proteger.
Você já sofreu com a mareia no seu veículo? Compartilhe nos comentários a sua experiência!