Menu
em

Primeira gasolina carbono neutro do mercado brasileiro chega aos Postos Petrobras

Donos de carros e motos no Brasil já podem abastecer seus veículos com a nova gasolina Petrobras Podium carbono neutro. Isso porque o combustível já está disponível nos Postos Petrobras por meio da Vibra empresa de distribuição de combustíveis e lubrificantes, sendo a primeira no mercado brasileiro cujas emissões são totalmente compensadas.

A Petrobras, fornecedora do combustível, é também a responsável pela compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas em todo o ciclo de vida da gasolina, desde a origem até o uso, por meio de créditos de carbono gerados por ações de preservação florestal de biomas nacionais.

Distribuição

Licenciada das marcas Petrobras e Petrobras Podium, a Vibra tem ampla rede de postos do País. Assim, oferecendo ao mercado, produtos e serviços de qualidade. Além disso, a disponibilização da nova gasolina fortalece a linha de produtos da companhia e reforça sua liderança no setor.

A empresa ressalta, ainda, que vem se mobilizando para entregar um portfólio de energias renováveis, na composição de soluções para uma economia de baixo carbono. Ou seja, capazes de atender a demanda da transição energética e ajudar na descarbonização de seus clientes.

“Temos a responsabilidade, como a maior distribuidora de combustíveis do Brasil, de dar o exemplo e apoiar nossos clientes em sua transição energética. Ter a gasolina Petrobras Podium carbono neutro em nossos postos é um passo importante nesta missão. Nosso time trabalha visando a evolução, buscando sempre embarcar tecnologia e inovação em nossos produtos. Vamos continuar expandindo a nossa presença e oferta da nova Podium em novas regiões e praças para que os clientes de todo o país tenham acesso a produtos com mais benefícios e atributos”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.

Compensação das emissões

De acordo com a Petrobras, os GEEs emitidos em todo o ciclo de vida do produto pela metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do “berço à roda”, inclui as emissões de fontes controladas diretamente pela empresa. E, também, as fontes indiretas de emissões no uso do produto. Por isso, a neutralização, via aquisição e aposentadoria de créditos de carbono, tem o objetivo de compensar as emissões de GEE.

A companhia informa, ainda, que, embora o combustível seja fóssil e, portanto, emita GEEs durante sua produção e uso, as emissões são compensadas antes da venda ao consumidor. O usuário final vai comprar uma gasolina neutra em carbono, abastecer, rodar com seu veículo, e as emissões geradas já vão ter sido compensadas. Dessa forma, a Petrobras garante a compensação das emissões em toda a cadeia de produção de petróleo, refino, distribuição e consumo da nova Gasolina Petrobras Podium.

“A Petrobras já reduziu em cerca de 40% suas emissões de GEEs desde 2015. Além disso, anunciamos, recentemente, a intenção de ampliar investimentos em renováveis e soluções de baixo carbono. A aquisição de créditos de carbono é complementar e permite ofertar produtos mais sustentáveis, enquanto apoiamos a descarbonização no Brasil, já que a rubrica de mudança de uso da terra é a mais relevante do nosso inventário nacional. O Brasil apresenta uma das matrizes energéticas mais descarbonizadas do mundo”, destaca Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade.

Excelência e inovação

Lançada em 2002, a Gasolina Petrobras Podium, sempre foi referência no mercado por estar à frente em tecnologia e inovação. Além da compensação de emissões de GEE e da redução no teor de enxofre, a Podium manteve todos os seus diferenciais. São eles: alta octanagem RON 102 e teor de enxofre abaixo de 20 ppm (partes por milhão). Trata-se da melhor octanagem de fábrica, obtida com as mais nobres correntes dos avançados processos de refino. Soma-se a isso a tecnologia de aditivação da Vibra, chamada Tecno 3, que garante limpeza, proteção e economia.

Além de ser o combustível oficial da Stock Car desde 2015, a gasolina Petrobras Podium também é indicada para o uso do dia a dia por motos ou veículos a gasolina ou flex com motores com taxa de compressão acima de 10:1. No entanto, qualquer motor pode usufruir de seus benefícios. A sua formulação garante ainda maior estabilidade à degradação, protegendo o tanque e o motor caso o veículo fique parado por um longo período.

Por fim, a companhia informa que o desenvolvimento da nova Gasolina Petrobras Podium ocorreu no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Ela traz consigo o histórico de pioneirismo e passa, agora, a ser a única de carbono neutro. Dessa forma, mantendo o máximo desempenho, sendo produzida, atualmente, na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP). A gasolina está disponível exclusivamente nos Postos Petrobras selecionados das principais cidades do Brasil.

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile