Menu
em

Cinco carros clássicos que deixaram saudades 

Carros clássicos como Fusca, Monza e Opala marcaram gerações! Porém, alguns modelos deixaram de ser fabricados há algum tempo aqui no Brasil.   

Apesar disso, esses e outros carros antigos se tornaram uma verdadeira paixão. Inclusive, alguns modelos de carros clássicos são verdadeiras pérolas para apaixonados por carros vintage e também por colecionadores. 

Um dos maiores carros clássicos: o Fusca (Volkswagen)

O Fusca foi um carro fabricado no Brasil entre 1959 e 1996. Para alguns, esse é o carro clássico do brasileiro (junto com a Brasília e o Fiat 147). 

Além disso, uma das principais vantagens do Fusca em relação a outros modelos da época era o preço baixo. Entretanto, depois de sair de linha mundialmente, o Fusca se tornou uma relíquia, assim como sua “prima”, a Kombi.   

Atualmente, um “Fusca modelo anos 1960”, totalmente restaurado, pode ser avaliado em cerca de R$ 22 mil. 

Foto: Pixabay

Monza (Chevrolet) 

O Monza foi lançado no Brasil em 1982, com a exclusiva carroceria “hatch” de duas portas. Fabricado pela General Motors, o Monza foi um grande sucesso de vendas no país, sendo um dos carros clássicos mais cobiçados pelos brasileiros por praticamente 14 anos.   

Além disso, foi o carro mais vendido no Brasil nos anos 1984, 1985 e 1986.   

Entretanto, com outros modelos chegando ao mercado brasileiro, o Monza acabou ficando com aquela cara de “carro velho”. Foi quando, em 1991, o Monza ganhou um novo fôlego entre os brasileiros graças ao modelo “tubarão”, que trouxe um design mais jovem ao carro clássico. 

Contudo, em 1996, o Monza foi substituído pelo Vectra e deixou de ser fabricado no Brasil. 

Opala (Chevrolet) – o lendário sedã brasileiro

Foto: Freepik

“Que carrão!” e “Ouve esse ronco!” são duas expressões comuns no Brasil quando o assunto é o Opala (ainda mais se for um “placa preta”). Ou seja, se tem um carro clássico que tem alguma história nas famílias brasileiras é esse! 

O Chevrolet Opala foi o primeiro automóvel nacional da General Motors (GM) e fez sucesso desde seu lançamento (1968), até o fim da produção (1992). Além disso, é um carro lembrado até hoje como um veículo espaçoso e com potência de motor

Outro ponto interessante é que o Opala foi um dos primeiros carros de passeio feitos pela General Motors.  

No Brasil, o veículo foi fabricado de 1968 a 1992. Porém, após 23 anos de sucesso de público, o Opala parou de ser fabricado e foi substituído pelo Omega

Tempra (Fiat) 

O Fiat Tempra chegou no Brasil em 1991. Na época, o veículo possuía vidros e travas elétricas, ar-condicionado, além de direção hidráulica progressiva, toca-fitas, rodas de liga leve e até acabamento de madeira.  

Além disso, o Tempra Turbo chamou bastante a atenção depois que ganhou o título de carro mais rápido do país.

O clássico Passat (Volkswagen) 

A produção do Passat no Brasil foi de 1974 a 1988. Esse foi o primeiro automóvel produzido pela Volkswagen no Brasil e que tinha um motor refrigerado a água.  

Até então, os demais carros tinham sistema de resfriamento a ar

Além disso, esse carro clássico atendia as necessidades e desejos de pessoas que buscavam um carro espaçoso e também dos que queriam um carro esportivo exclusivo. 

No Brasil, o Passat teve seis versões: L 1.5, Surf 1.5, LS 1.5, LM 1.5, LSE 1.6 e TS 1.6. 

E aí?! Sentiu falta de algum carro clássico que te marcou? Deixe a sua opinião nos comentários!

Veja também no Portal do Trânsito: 

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile