em

Volta às aulas amplia tráfego em 30% no Centro de PG

A AMTT estima que, nas próximas duas semanas, o tráfego de veículos deve aumentar em cerca de 30% nas ruas da região central de Ponta Grossa. O motivo é a volta às aulas, que leva os pais a alterarem seu itinerário e acaba concentrando maior movimentação nessas vias, principalmente naqueles do entorno de escolas e colégios.

Segundo a autarquia, o fluxo de veículos já registrou aumento a partir de 20 de janeiro, quando algumas das instituições da rede privada retomaram suas atividades. Nesta quarta-feira (6), a rede municipal reabre as portas para os alunos e, no dia 14, a rede estadual reinicia o ano letivo. Com isso, o pico no deslocamento de veículos deve ser atingido nos horários de entrada e saída de aulas, nesta data.

O cálculo se baseia na verificação de pontos de maior movimentação de carros em cruzamentos importantes como da rua Comendador Miró com Balduíno Taques. Esse trecho, por exemplo, chega a atingir mais de 2,2 mil veículos em passagem por volta das 17 horas, em dia de aula. Durante as férias, esse mesmo horário registra menos de 1,3 mil veículos.

O coordenador geral de trânsito, João Rodrigo Pontes, recomenda especial atenção aos motoristas nesse período de readaptação do tráfego. “A orientação para os pais de alunos, que vão trazer e buscar seus filhos na escola, é que procurem sair com antecedência das residências para um deslocamento tranquilo e com segurança”, diz.

 

Sinalização

Pontes lembra a importância de que os pais façam uso das áreas do projeto escola, destinadas especificamente para embarque e desembarque, e que isso sempre ocorra do lado da calçada. Para os condutores, de forma geral, a recomendação é para que respeitem a travessia elevada, a faixa de pedestres, e que sempre façam uso do cinto de segurança.

 

Atenção

A atenção dos condutores deve ser redobrada, especialmente no início e no final da manhã, e no início e fim de tarde, nas proximidades das escolas. Nessas áreas, a sinalização costuma limitar a velocidade a 30 Km/h, mas mais fundamental que seguir as placas é estar atento à movimentação das crianças que, na pressa por entrar na van ou ir ao encontro dos pais, nem sempre tomam o cuidado devido ao fazer a travessia das ruas.

 

FOTO:

LEGENDA: Pais devem estar atentos no embarque e desembarque

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.