em

Vendas de caminhões 0km em PG atingem recorde mensal desde 2020

No ano, mais de 400 caminhões novos já foram vendidos na cidade (Foto: Arquivo DC)

Agosto foi o mês que registrou a maior quantidade de vendas de caminhões 0km em Ponta Grossa pelo menos desde o ano passado: foram 90 emplacamentos, 35 a mais do que no mês anterior. O bom resultado segue a tendência nacional: o segmento teve o 4º melhor mês de agosto, desde o início da série histórica, em 1957, e vem se destacando na recuperação do mercado.

Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que aponta que os resultados só não são ainda melhores devido à falta de componentes, que tem atrasado a fabricação de diversos modelos.

Os resultados das vendas de caminhões novos em Ponta Grossa também são positivos no comparativo com o ano passado: enquanto que nos 12 meses de 2020 foram emplacados 482 veículos do segmento na cidade, neste ano, em oito meses, o total já chega a 403.

De acordo com os dados mais atualizados do Detran-PR, até julho o maior município dos Campos Gerais já contava com uma frota de 6.629 caminhões.

Caminhões ponta-grossenses

A venda de caminhões produzidos em Ponta Grossa também vem se destacando – e aqui, em âmbito nacional. Nos últimos cinco anos, no acumulado de janeiro a agosto, os emplacamentos de modelos da DAF em todo o país é crescente: foram 568 em 2017, 1.382 em 2018 e 2.207 em 2019, quando a marca era a sétima mais vendida no Brasil.

Neste recorte temporal, desde o ano passado ela subiu de posição e ocupa a 6ª colocação, tendo vendido 2.571 veículos 0km nos oito primeiros meses de 2020 e 3.592 no mesmo período deste ano.

Agosto foi o melhor mês do ano em venda de veículos novos em PG

Enquanto que no total brasileiro as vendas totais de veículos novos caíram 5% em agosto, ante julho, em julho o mês teve o melhor resultado do ano em Ponta Grossa: foram 445 emplacamentos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos. Até então, o melhor desempenho era o de janeiro, quando foram vendidos 434 veículos 0km.

Além dos 90 caminhões, em agosto a cidade também contou com 203 novos carros, 80 motos – também o maior total do segmento no ano -e 72 comerciais leves.

No acumulado de 2021 a maior cidade dos Campos Gerais registra 3.222 emplacamentos de veículos.

Perspectivas

A Fenabrave projeta um crescimento de 13,6% nas vendas de veículos novos no Brasil em todo 2021; especificamente para o segmento de caminhões a projeção é de um aumento de 30,5%. 

“O ritmo dos emplacamentos está sendo ditado pela capacidade de entrega das montadoras, que ainda sofrem com a escassez, especialmente, de semicondutores”, analisa Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade, que afirma que a situação deve ser normalizada em 2022.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.