em

Venda de carros novos cai e de usados cresce em Ponta Grossa

Dados mostram mudança de comportamento de consumidores ponta-grossenses durante a pandemia

Com as montadoras enfrentando problemas como falta de matéria-prima e paralisação de produções – resultando em filas de espera para a compra de carros 0 km – e a crise econômica assolando diversas famílias, durante a pandemia o mercado de veículos teve a sua tendência alterada em Ponta Grossa: enquanto que a venda de carros novos caiu, a de seminovos e usados cresceu 65% em um ano.

Os dados são de levantamentos da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) feitos a pedido da reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais.

Walmor Fernando, proprietário da revenda Fernando Veículos, no bairro Nova Rússia, afirma que sentiu essa diferença de mercado. Ele vende veículos que, em sua maioria, custam até R$ 25 mil, e conta que a procura aumentou nos últimos meses. “Os clientes falam que é tanto pela situação econômica quando pela demora da entrega de carros 0km, causada pela falta de matérias-primas”, relata ele.

“Aumentou muito a procura também de carros com até 10 anos de uso devido aos motoristas de aplicativos, já que esse tempo máximo é exigido nesses casos”, ressalta Fernando.

Walmor Fernando, proprietário da revenda Fernando Veículos, no bairro Nova Rússia, afirma que sentiu essa diferença de mercado (Foto: José Aldinan)

Novos

Segundo os registros de emplacamentos da Fenabrave, no mês passado foram vendidos 365 veículos 0 km em Ponta Grossa. Esse total vinha crescendo desde a metade do ano passado, quando chegou ao auge em novembro, com 527 vendas, mas desde então começou a baixar mês a mês, chegando agora à menor marca pelo menos desde julho/2020.

Considerando apenas os automóveis a tendência é idêntica: de 219 carros novos vendidos em julho/20, o total foi subindo até chegar em 333 em novembro e descendo para agora somar 198 em março. 

Segundo as concessionárias, a queda se deve apenas à demora para a chegada dos novos modelos; há um mês a reportagem conversou com quatro, de marcas diferentes, e todas afirmaram contar com filas que, segundo elas, têm prejudicado o volume de vendas devido ao imediatismo dos compradores – perfil que, segundo eles, é cultural do consumidor brasileiro.

Usados

Em contrapartida, a venda de veículos usados cresceu em março/21, tanto no comparativo com o mesmo mês do ano passado – onde o aumento chega a 65,2%, o equivalente a quase 1,5 mil unidades a mais – tanto na variação mensal, em relação a fevereiro/2021.

De um mês para o outro (fev/21 – mar/21) a venda de veículos seminovos e usados subiu 54,3%, totalizando 3.771 unidades (1,3 mil a mais que em fevereiro). Considerando o tempo de uso, o maior aumento foi no daqueles que possuem 13 anos ou mais, que passaram a liderar o ranking, desbancando os chamado “usados jovens” de 4 a 8 anos de uso.

Em um ano a diferença é ainda mais evidente: as vendas de veículos com 13 anos ou mais dobraram em Ponta Grossa, sendo eles os responsáveis por quase um terço (31,5%) de todas as vendas de usados na cidade no mês passado.

Quanto a modelos, entre os semi-novos e usados vendidos em Ponta Grossa em março a maioria foi do modelo VW/Gol, que somou 235 unidades. Na sequência, figuram Fiat/Palio (147), Ford/Fiesta (128), Fiat/Uno (104) e em quarto lugar GM/Onix (89).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.