em

Veja como está sendo a volta às aulas nas faculdades de Ponta Grossa

Foto: UTFPR/Divulgação

Cada instituição de ensino superior está adotando diferentes datas e formas de ensino, neste início de 2021, em Ponta Grossa. Todas procuram seguir os protocolos de segurança de covid-19, mas há faculdades que permanecem somente com ensino remoto, outras cogitam retorno totalmente presencial. A reportagem do portal dcmais consutou cada instituição, através da secretaria, assessoria de imprensa ou página oficial, para verificar que medidas estão sendo adotadas.

Veja como está sendo a volta às aulas no município:

UEPG

Reunião nessa quinta-feira (11) decidiu por descartar retorno de aulas presenciais neste começo de ano, mantendo apenas atividades remotas. No próximo dia 8 de abril será realizada nova reunião com estudo sobre as condições estruturais, de biossegurança e recursos humanos, a ser elaborado pela Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os internatos e estágios continuam vigentes, conforme vinham sendo realizados antes.

UTFPR

Ainda não tem data definida para retorno. Por ora, está em vigor a Instrução Instrução Normativa 19/2021, que prorroga até 10 de março a suspensão das atividades presenciais nos campi. O próximo período letivo terá início no dia 18 de fevereiro. As aulas serão ministradas como Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). Este formato poderá ser revertido para o presencial caso as autoridades sanitárias e a própria UTFPR assim autorizem. Em Ponta Grossa são 2.461 professores, 1.138 técnicos-administrativos e 33.447 alunos.

Cescage

Prevê retorno de aulas presenciais no dia 1º de março, mas deve manter também o ensino remoto. Alguns acadêmico manifestaram receio em relação à volta para as salas de aula, por isso a instituição o está trabalhando com a possibilidade de disponibilizar conteúdo para ser acompanhado de casa.

Faculdade Sagrada Família

Aulas retornaram dia 1º de fevereiro com ensino híbrido. As aulas presenciais estão mantidas, porém os alunos que preferirem podem acompanhar os conteúdos apenas por ensino remoto. Em média, 50% dos estudantes optou por permanecer assistindo conteúdo remoto. A biblioteca está aberta apenas para devolução de livros emprestados em 2020 e a cantina está fechada. Os acadêmicos precisam trazer lanche de casa.

Faculdade Sant’Ana

As aulas presenciais retornaram dia 2 de fevereiro. A volta segue as indicações contidas nos procolos referentes a distanciamento e higienização. Apesar de reabrir suas portas aos alunos, a faculdade destacou que os estudantes têm a chance de optar pelo ensino presencial ou remoto. Há diferentes formas de acesso, saída e uso dos prédio, conforme o curso, formando. A consulta de acervo deve ser feita, preferencialmente, on-line.

Unopar

Retomou aulas presenciais dia 8 de fevereiro, respeitando até 40% de capacidade das salas, e todas as demais medidas definidas nos protocolos e decretos de distanciamento social devido à covid-19.
No entanto, o acadêmico que não se sentir confortável para retornar ainda, pode continuar acompanhando as aulas transmitidas, ao vivo, pelo portal do aluno, e as interações com o seu tutor continuarão via Microsoft Teams.

Unisecal

Retornou aulas dia 8 de fevereiro com algumas atividades presenciais e outras on-line, via Google Meeting. A transmissão ocorre em tempo real com alunos e professores. A partir de março, há possibilidade de retorno presencial, dependendo do número de alunos. O prédio tem espaços separados, a exemplo da biblioteca, com distanciamento e áreas isoladas para estudo. Ao longo das primeiras semanas, os cuidados de prevenção serão reforçados aos acadêmicos.

Unicesumar

A assessoria de imprensa informou apenas que as aulas para os veteranos já iniciaram na modalidade remota nessa segunda-feira (8).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.