Menu
em

Vândalos furtam placas de metal de Maria Fumaça em Ponta Grossa

Monumento que resgata história das ferrovias na cidade foi alvo dos criminosos

Foto da Locomotiva 250, Maria Fumaça monumento em Ponta Grossa

Sem placas, parte da história ferroviária de Ponta Grossa se perde / Foto: Divulgação

A Locomotiva 250 voltou a ser alvo de vandalismo, e teve peças de metal furtadas. A denúncia chegou até o portal dcmais através de José Francisco Pavelec, entusiasta da história ferroviária no município. Conforme destacou, entre os itens levados estão uma uma placa que estava fixada na parte frontal da Maria Fumaça em Ponta Grossa, e destacava seu número, além da placa que trazia informações sobre o monumento.

Maria Fumaça em Ponta Grossa

A Lomocotiva 250 é monumento tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) e que passou por trabalho de restauro executado pelo Exército Brasileiro, em 2019. Naquele mesmo ano, os gradis de proteção foram também alvo de depredação. Na ocasião, Pavelec manifestou preocupação com o fato de a locomotiva permanecer sem a devida proteção.

Desde então, além dos atos de vandalismo, a exposição às intempéries vem provocando a degradação do monumento, que começa a perder todos os traços do restauro recebido há pouco mais de dois anos.

A Fecomércio PR informou a intenção de transferir a locomotiva para diante da Estação Saudade, imóvel revitalizado pela entidade, e que integra o patrimônio ferroviário no município. No entanto, enquanto não há data para essa transferência, a velha maria fumaça vai se rendendo à idade. Consta que a máquina trabalhou puxando vagões por cerca de 30 anos até a década de 1970.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile