em

Locomotiva do Parque Ambiental tem os gradis de proteção retirados

Em setembro deste ano a Locomotivo 250, mais conhecida como Maria Fumaça, instalada no Parque Ambiental de Ponta Grossa, foi restaurada e se tornou um dos principais monumentos à história ferroviária da cidade. No entanto, menos de uma semana após a entrega da obra de restauro, vândalos já haviam rompido os gradis que cercavam a locomotiva. Na ocasião, a prefeitura recompôs os gradis mas, nesta semana, o monumento voltou a ficar desprotegido. Toda a estrutura da cerca foi retirada.

O fato não passou despercebido por José Francisco Pavelec. Defensor da preservação da história das ferrovias, ele entrou em contato com o DC, cobrando ação rápida da prefeitura. “Tiraram a cerca que protegia a Maria Fumaça. Fui lá e [vi que] já estão depredando”, denunciou na noite de segunda-feira (23).

Pavelec está preocupado com a manutenção da maria fumaça, que permanece exposta ao tempo e a uma parcela da população que não dá importância à preservação do patrimônio público.

 

Vândalos e ferrugem

A prefeitura informou que as grades foram retiradas por causa de ação de vândalos e ferrugem na estrutura. Elas passam por restauração na Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) e devem ser colocadas novamente até o fim da primeira quinzena de janeiro de 2020. A Guarda Municipal mantém equipes com patrulhamento constante e suporte via câmeras promovido pela Central de Monitoramento/153, para prevenir casos de vandalismo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.