em

“Vamos encontrar uma solução através da sabedoria”, diz representante dos caminhoneiros

Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Ponta Grossa (Sinditac/PG), Neri Leobet, disse na manhã de segunda-feira (1º) que, apesar de não ter ocorrido registro de paralisação nas rodovias da região, existe um trabalho sendo feito para trazer benefício aos caminhoneiros.

A categoria cogitava uma paralisação nacional em protesto contra os sucessivos aumentos do preço do óleo diesel. Até o final da manhã de segunda, não havia sido identificado nenhum ponto de concentração de caminhões às margens das estradas dos Campos Gerais, conforme apontou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A região tem cerca de 5,5 mil motoristas de caminhão autônomos, desses, 3,6 mil são de Ponta Grossa.

“Nós vamos encontrar uma solução através da sabedoria. Existe um trabalho sendo feito na tentativa de trazermos benefícios para a categoria. Estamos em contato com os deputados e Ministério da Economia”, disse Neri.

Leobet apontou ainda que os caminhoneiros autônomos continuam sem condições dignas de trabalho. “O combustível não pode continuar do jeito que está. O governo precisa encontrar uma solução, pois não podemos quebrar um setor de transporte para beneficiar uma empresa. O trabalho do caminhoneiro vale ouro, mas a vida dele não tem dinheiro que pague”, finalizou Neri.

Congelamento

O Governo do Paraná informou o congelamento do valor de referência do ICMS cobrado nas vendas de combustíveis por 90 dias. A medida foi aprovada por unanimidade pelos estados durante a 339ª reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) realizada na última sexta-feira (29).
O objetivo da medida é viabilizar, durante 1º de novembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022, a manutenção do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), que até então era calculado mensalmente.
No Paraná, a alíquota do ICMS sobre a gasolina não é alterada desde abril de 2015. O Paraná tem um dos menores preços médios de referência dos combustíveis do país. De acordo com o governo estadual, as alíquotas de ICMS praticadas no Estado estão dentro da média nacional, no caso da gasolina, e abaixo da média, nos casos do diesel e do etanol. A alíquota de 12% sobre o óleo diesel é considerada a menor do país.

Greve dos caminhoneiros em Ponta Grossa ainda é incerta

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.