em

Uvaranas terá bases da Guarda Municipal e do Samu

Foto: José Aldinan

O bairro Uvaranas, um dos mais populosos de Ponta Grossa, deverá contar com uma base da Guarda Civil Municipal (GCM) e de uma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ambas deverão ser construídas no terreno onde está sendo erguida a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas, na esquina da avenida General Carlos Cavalcanti com a Alameda Nabuco de Araújo. O anúncio foi feito pela presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Priscila Degraf, nesta segunda-feira (22).

O terreno, adquirido pela Prefeitura há um ano por R$ 11 milhões, mede 11,7 mil metros quadrados. A nova UPA irá ocupar 1,4 mil metros quadrados, segundo já divulgado pelo governo municipal.

Com tantos terrenos disponíveis no município, questionou-se o porquê comprar um para construir a UPA. Segundo Priscila, foram estudados alguns terrenos do Estado para receber a UPA Uvaranas, mas não houve avanço nas negociações.

Um deles, disse a presidente da Fundação, fica ao lado do Hospital Universitário Regional. Para esse local, porém, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), gestora do hospital, já tem outros planejamentos. Outra área avaliada fica ao lado do Colégio Estadual Borell Du Vernay, cuja cessão também não foi concretizada.

“Para a UPA, não pode ser qualquer terreno; tem toda a logística. Esse que compramos é um terreno de esquina. E pelo tamanho que tem nos possibilita implantar projetos futuros”, observou Priscila, acrescentando que a Prefeitura teve um superávit e, por isso, condições para efetuar a aquisição.

Prazos

A presidente da FMS não informou prazos para o início das obras dessas novas bases da GCM e do Samu. Atualmente, a cidade conta com três bases da GCM instaladas – vila Maria Otília, Santa Paula e Santa Luzia. Já o Samu possui apenas a sede central, na Rua Coronel Dulcídio, ao lado do Hemepar.

Sabatina surpresa

Priscila usou a tribuna da Câmara de Vereadores, durante a sessão, para pedir o apoio dos parlamentares para nova votação do Conselho Municipal de Saúde quanto à autorização para o funcionamento da UPA Uvaranas. O assunto vem sendo tratado desde a semana passada e, diante de muitos questionamentos dos parlamentares, a presidente aceitou participar de uma sabatina na sessão.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.