em

UPA Santa Paula confirma superlotação nesta segunda

Foto: Arquivo DC

A direção da UPA Santa Paula confirmou, nesta segunda-feira (1º), que a unidade ultrapassou sua capacidade física de atendimento. A orientação à população é que procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência em situações não urgentes. A informação veio após verificação do Diário dos Campos e portal DCmais junto à assessoria de imprensa da instituição.

O comunicado foi emitido ainda pela manhã. “A capacidade operacional da UPA Santa Paula é de, no máximo, 338 pacientes por dia, contudo, até às 11h40 desta segunda o número de atendimentos já havia ultrapassado os 290. Considerando que os períodos da tarde e da noite costumam ter um fluxo ainda maior, não haverá capacidade operacional (estrutural e de recursos humanos) para atender a tantas pessoas em um único dia”, informou a administração.

De fato, às 16h20, a gerência da UPA Santa Paula informou que já haviam sido atendidos 420 pessoas. A assessoria de imprensa da unidade lembrou que a UPA não pode fechar as portas e parar de receber pacientes, mesmo com excesso de demanda.

“Por isso, emitimos o comunicado e estamos orientando as pessoas, principalmente as que não apresentam quadro grave, a não procurarem a UPA neste momento. Para casos de dengue, o mais adequado é procurar as unidades básicas de saúde de referência”, informou. O comunicado não foi enviado à imprensa, sendo replicado apenas internamente e nas redes sociais do INDSH, empresa responsável pela gestão da UPA.

Suspeita de dengue

A julgar pelo teor do final do comunicado, entre os motivos para a sobrecarga estão os casos de suspeita de dengue. Muitos pacientes sintomáticos estão se dirigindo à UPA. “Diante desta situação, como forma de garantir atendimento aos casos mais graves e evitar problemas relacionados à alta demanda, a UPA orienta a população a buscar atendimento nas UBS, em especial nas unidades sentinela para casos de dengue: Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), Conrado Mansani (Uvaranas) e Cyro de Lima (Oficinas)”, complementou o comunicado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.