em

UEPG informa medidas restritivas em refeitórios e bibliotecas

Protocolo de biossegurança foi divulgado nesta sexta-feira

Foto de servidor da UEPG colocando aviso sobre uso de luvas no refeitório
Uso de luvas será exigido no bufê do Restaurante Universitário / Foto: Jéssica Natal

Com o objetivo de oferecer um retorno seguro às atividades acadêmicas presenciais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) elaborou um Protocolo de Biossegurança Institucional. O documento foi criado pela Comissão de Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança e passa valer para os estudantes a partir da próxima segunda-feira (07), data do retorno das aulas práticas nos Campi. As normas são válidas para alunos, professores e servidores que frequentam a instituição. As orientações incluem o uso dos refeitórios, das bibliotecas e a permanência nos corredores.

Protocolo de Biossegurança

Para monitoramento e guia de como agir em cada caso, o documento estabelece as Bandeiras Sanitárias nas cores Verde, Ciano, Amarelo, Laranja e Vermelho, baseado nas taxas de transmissão, situação epidemiológica do município e medidas de contingência. Cada cor estabelece uma ação a ser tomada como medida de biossegurança. As especificações de cada cor do protocolo podem ser conferidas aqui.

Serão consideradas a Taxa de Transmissão (TT) e Taxa de Ocupação (TO) de leitos Covid, tanto de UTI quanto enfermaria. A avaliação depende de análise da Comissão, que ouvirá epidemiologistas e demais especialistas, além de Hospitais de Referência para Covid-19 na região.

Restaurante Universitário 

O serviço de alimentação nos Restaurantes Universitários de ambos os Campi é exclusivo para a comunidade universitária. O atendimento acontecerá das 11h às 13h, com entrada escalonada no Campus Uvaranas – das 11h às 11h30, o atendimento é preferencial a agentes universitários, profissionais da área administrativa e docentes;  de 11h30  às 12h, o almoço é preferencial aos alunos do Colégio Agrícola Augusto Ribas; a partir das 12h, alunos, professores e agentes universitários da área de ensino (que acompanham as aulas nos laboratórios) terão atendimento preferencial. 

Talheres

A permanência dentro do restaurante será permitida apenas durante o momento da refeição, sendo proibido o uso de aparelhos celulares no período de permanência. Cada acadêmico, docente ou servidor que quiser fazer sua refeição no RU deverá levar seus próprios talheres, como medida de diminuição da possibilidade de contágio por manipulação de objetos.

O Protocolo ainda recomenda que os usuários tragam faca de ponta arredondada. Não serão fornecidos copos. Para fazer uso da suqueira, é necessário trazer seu próprio copo ou caneca, sendo proibido o uso de garrafas.

Máscara

Durante a permanência nas filas e no interior dos Restaurantes, deve ser obedecido o distanciamento de um metro entre as pessoas. Ao entrar no refeitório, após entregar o comprovante de pagamento, o usuário deve higienizar as mãos e vestir luva descartável para se servir no buffet. A retirada da máscara é permitida somente no momento de sentar-se à mesa para realizar a refeição.

As máscaras devem ser guardadas de maneira adequada e não podem ser colocadas sobre a mesa. Durante a alimentação, recomenda-se evitar conversar, manipular o celular, compartilhar utensílios ou temperos. A equipe dos Restaurantes também seguirá o Protocolo de Biossegurança, com cuidados desde a entrada na cozinha, preparo dos alimentos, limpeza dos locais e contato com a comunidade universitária.

Bibliotecas

Nas condições previstas de Protocolo Laranja, os empréstimos poderão ocorrer mediante agendamento, por meio da base Consulta do Sistema Pergamum ou pelo e-mail institucional [email protected]. A solicitação do empréstimo será comunicada por e-mail, informando dia e horário da retirada do material.

Nas condições previstas para Protocolos Amarelo, Ciano e Verde, o acesso à Biblioteca será permitido sob a exigência de higienização das mãos antes e após utilizar os terminais de consulta; solicitação de livros ao funcionário da Biblioteca, para que ele localize e traga até o balcão de empréstimo; uso obrigatório de máscaras; e distanciamento social pré-estabelecido, sendo proibido o reposicionamento das cadeiras. (Com informações da UEPG)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.