em

UBS em bairro de Ponta Grossa tem falta de médicos, dentista e vacina

Moradores protestaram nesta sexta-feira e FMS diz que fará ajustes

Foto do estacionamento da Unidade Basica de Saúde Madre Josefa em Ponta Grossa
UBS Madre Josefa foi alvo de protesto nesta sexta-feira / FOTO: José Aldinan

Um grupo de moradores protestou, na manhã desta sexta-feira (10), diante da UBS Madre Josefa, no Bairro Uvaranas, em Ponta Grossa. A unidade recebeu reforma recentemente, inclusive com ampliação de sua estrutura, mas a comunidade afirma que o problema está na falta de médicos para o atendimento diário. A prefeitura reconhece as falhas e diz estar trabalhando para correções.

Falta de médicos em Ponta Grossa

Eles disseram haver falta de profissionais para o atendimento, tanto no que se refere a clínicos-gerais, como também odontologista e sala de vacinação.

Por meio de nota, a Fundação Municipal de Saúde informou que o estabelecimento conta com duas equipes de Estratégia Saúde da Família, mas admitiu haver problemas no local. “Estão lotadas na unidade duas profissionais médicas. No entanto, uma delas encontra-se temporariamente afastada por razões de saúde (licença médica)”, informou.

A FMS disse que a vacinação regular está temporariamente interrompida na UBS porque os vacinadores estão comprometidos com a vacinação contra a covid-19. Quanto ao consultório odontológico, a  FMS informou que trabalha na licitação para aquisição dos instrumentos necessários para atendimento. A previsão é de que o processo seja concluído nas próximas semanas.

A fundação disse que solicitou contratação de oito médicos para suprir as vagas existentes em UBS do Município hoje e aguarda a manifestação dos profissionais.

Leia também: Ponta Grossa deve ampliar número de médicos em 2022

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.