em

Troca-troca de cadeiras marca janela partidária

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná
Assembleia Legislativa do Paraná (Foto: Pedro de Oliveira/Alep)

A poucos dias do fim do prazo da janela partidária – período em que iniciam movimentações mais intensas para a disputa eleitoral e começam a ganhar corpo alianças e apoios – grande parte das lideranças que pretendem disputar as eleições neste ano já mudaram de legenda ou anunciaram uma possível mudança. Isso porque 1° de abril é o prazo para que deputados estaduais e federais possam trocar de partido político sem perder mandato por infidelidade partidária. Já o dia 2 de abril é a data-limite para que todos os candidatos tenham a candidatura deferida no partido pelo qual pretendem concorrer.

Assim, os próximos dias devem ser intensos no que diz respeito a eventos de filiações. A deputada estadual Mabel Canto, que deve tentar a reeleição, e seu pai o ex-prefeito Jocelito Canto – que pretende concorrer à Câmara Federal – confirmam filiação no PSDB nesta quinta-feira (24), em evento que acontecerá em Ponta Grossa e deve reunir lideranças como o ex-prefeito de Guarapuava e pré-candidato ao governo do Estado pelo partido tucano, César Silvestri Filho, e o ex-governador do Paraná e presidente estadual do PSDB, Beto Richa. Com isso, Mabel e Jocelito – que até então faziam parte do PSC, partido aliado do governador Ratinho Junior – consolidam posicionamento de oposição ao governador Ratinho Junior.

Dos 54 deputados estaduais, boa parte está mudando de legenda (Foto: Orlando Kissner/Alep)

Já o ex-prefeito Marcelo Rangel que, por sua vez, deixou o PSDB justamente por conta do posicionamento contrário da legenda em relação ao governador, vai se filiar ao PSD, legenda de Ratinho Junior. A filiação de Rangel – cotado para concorrer à uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), acontecerá na sexta-feira (25), em Curitiba, em evento estadual. Os novos filiados serão importantes aliados de Ratinho Junior na disputa à reeleição. “O governador me convidou e estou começando esta nova fase da minha vida política no partido do amigo e a quem respeito muito na vida política, que é o governador Ratinho Junior”, afirma Rangel ao dcmais.

Na ocasião, o PSD deve confirmar a filiação de diversos deputados estaduais e federais, entre outras lideranças. A bancada inteira do PSB na Alep oficializará filiação no PSD – os deputados Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi, Jonas Guimarães, Tiago Amaral e Artagão Júnior – além do presidente da Assembleia, Ademar Traiano e o deputado Paulo Litro, que deixaram o PSDB. O PSD também deve filiar os deputados estadual, Gugu Bueno, e federal, Luiz Nishimori, ambos do PL. O evento deve contar com a presença do governado Ratinho Junior e do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O principal motivo da debandada dos deputados do PSB para o PSD é em razão da aliança do PSB com o PT – na última sexta (18) o partido filiou o ex-governador Roberto Requião e lançou sua pré-candidatura ao Palácio Iguaçu.

Outras lideranças já confirmaram mudança na janela partidária

E, no troca-troca de cadeiras, outros deputados também já mudaram de partido ou já anunciaram que irão fazê-lo durante a janela partidária. É o caso do deputado estadual Guto Silva, que na tentativa de viabilizar a candidatura para o Senado deixou o PSD e se filiou no Progressistas, partido do líder do governo no Congresso, Ricardo Barros. No evento, realizado no dia 12, o deputado estadual Tião Medeiros também confirmou filiação no partido. Os deputados federais Pedro Lupion deixou o União Brasil; Christiane Yared, filiada no PL; e Evandro Roman, do Patriotas, também confirmaram filiação no Progressistas. Requião Filho, atualmente no MDB, já anunciou que acompanhará o pai, ex-governador Roberto Requião, e se filiará no PT. O deputado estadual Marcio Pacheco deixa o PDT para se filiar ao Republicanos.

Outro deputado que também deve deixar o PSB é o deputado federal Aliel Machado. A tendência é que ele vá para o PV, onde seja candidato à reeleição e apoie a candidatura de Requião ao governo do Estado. A deputada federal Aline Sleutjes, atualmente no União Brasil, também deve procurar uma nova sigla para tentar consolidar sua candidatura ao Senado Federal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.