O número de reclamações sobre a lotação do transporte coletivo em Ponta Grossa diminuiu nesta terça-feira (2) em relação ao dia anterior. Circulando com 50% da frota, conforme obriga o Decreto Municipal, a Viação Campos Gerais (VCG), em conjunto com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), precisaram fazer adaptações para evitar a aglomeração de usuários. No entanto, os horários de pico ainda preocupam.
A empresa frisa que a quantidade de passageiros no município caiu vertiginosamente desde que o decreto passou a valer. De acordo com dados fornecidos pela VCG, na segunda-feira anterior (22 de fevereiro) os ônibus englobaram 45.843 passageiros. Uma semana depois, no primeiro dia útil de vigência das medidas mais restritivas, essa quantidade caiu para 29.442 passageiros. A redução é de 35% no período.
Em relação ao ano passado, a queda de usuários é maior. No dia 02 de março de 2020 (segunda-feira), a Viação comportou 79.801 passageiros. Exatamente um ano depois o número atual mostra diminuição de 63%.
Apesar das quedas constantes, os usuários que restaram e que precisaram dos ônibus no início desta semana não ficaram satisfeitos com a aglomeração causada pela redução de metade da frota. Visualmente ela não era suficiente para comportar os quase 30 mil passageiros. Fotos de veículos cheios e de intensa movimentação no Terminal Central rodaram as redes sociais.
Diante das reclamações, a empresa e a Autarquia precisaram agir. Foram colocados dez ônibus a mais. Outra atitude foi detectar gargalos. Assim, nesses locais específicos, houve a troca do micro ônibus por convencional e dos convencionais por articulados. A linha Distrito Industrial ganhou três carros extras, visto que o serviço de indústrias é considerado essencial e não está paralisado.
Também ganharam mais veículos para o período de vigência do Decreto, segundo a AMTT, as linhas entre terminais, a linha Santa Paula e a Santa Mônica. Já os gargalos com mudanças nos tipos de veículos ocorreram nas linhas Coronel Cláudio, Paraíso, Vila Velha, Cachoeira, San Martin, Guaragi, Parque dos Pinheiros e Santa Lúcia.
“Não tivemos reclamações hoje [terça-feira]”, diz a VCG via assessoria de imprensa. A empresa confirma que novas alterações podem acontecer conforme necessidade. “O nosso pessoal está in loco analisando cada situação, junto com a AMTT, para evitarmos problemas”, acrescenta.