em

Com transferências, caem número de mortes na UPA Santa Paula

Após transferências de pacientes graves para o Hospital Municipal Amadeu Puppi (Pronto Socorro), o número de mortes dentro da UPA Santa Paula, em decorrência da covid-19, caiu nos últimos dois dias. As vítimas da doença que aguardavam na unidade foram encaminhadas entre a última segunda (15) e terça (16) para leitos semi-intensivos do Pronto Socorro.

Um levantamento da reportagem do Jornal Diário dos Campos, junto ao Serviço Funerário de Ponta Grossa, mostrou que no dia 15 de março, data em iniciaram as transferências, quatro pessoas morreram na UPA Santa Paula e foram levadas diretamente ao cemitério.

Já no dia 16 não houve mortes na unidade. No dia 17, apenas um paciente faleceu mas, segundo o Serviço Funerário, o paciente teve velório o que pode não configurar caso suspeito.

Transferências

A medida foi adotada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) após a abertura da UPA Santana no último domingo (14). A unidade foi destinada para atendimento de casos de urgência e emergência que não estão relacionados à covid-19. Pacientes que estavam no Amadeu Puppi foram então levados para o novo local para liberar mais leitos.

“No Pronto Socorro nós temos respiradores e leitos semi-intensivos para atender os pacientes graves que estavam na UPA Santa Paula. Então na segunda e terça todo o ambiente foi preparado pelas equipes para realizar a transferência desses pacientes”, disse a prefeita Elizabeth Schimdt durante entrevista a um programa de rádio na manhã de quarta-feira (17).

Na última semana, a UPA Santa Paula, que se tornou referência nos atendimentos de casos covid-19, precisou fechar as portas por não conseguir mais ofertar atendimentos à população em decorrência da superlotação.

“A UPA Santa Paula deveria ser apenas um lugar de passagem dos pacientes graves para serem transferidos aos hospitais. A unidade tem capacidade para 20 pacientes, mas estava com 40 pessoas internadas e, destas, 11 estavam em estado grave. Dois deles já sararam na própria UPA e estão recebendo alta”, destacou a prefeita.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.