em

Tetra Pak destaca ações de reciclagem no Paraná

(foto: divulgação)

Com o objetivo de fortalecer e ampliar a cadeia de reciclagem, a Tetra Pak apoia cooperativas de catadores no Paraná há anos, por meio de cessão de equipamentos e infraestrutura e até assessoria contábil, entre outros. Além disso, mantém, há mais duas décadas, consultores ambientais exclusivos em todas as regiões do Brasil, inclusive no Sul, para facilitar o escoamento e reciclagem das caixinhas longa vida.

“O Paraná é estratégico para a Tetra Pak, em toda nossa área de sustentabilidade. E, falando especificamente de reciclagem, não poderia ser diferente”, afirma a diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul, Valeria Michel, lembrando que uma das fábricas da Tetra Pak no Brasil está localizada em Ponta Grossa (PR), que comemora 25 anos nesta semana; a outra, fica em Monte Mor (SP).

Somente em 2022 e em 2023, oito cooperativas de catadores paranaenses foram beneficiadas pelo programa “Estruturando Cempre”, projeto idealizado e patrocinado pela Tetra Pak em conjunto com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre). Seis delas receberam, em 2022, ajuda com infraestrutura em seus locais de trabalho, voltada para alterações físicas e de layout com o intuito de melhorar as condições de trabalho.

Também houve cessão de equipamentos para 2 entidades no ano passado, que também ajudaram na melhora do dia a dia dos catadores. Para este ano, novo edital será aberto para que novas cooperativas de catadores consigam apoio via o projeto. Com essas, e outras dezenas de ações, a Tetra Pak fechou 2023 com 104 mil toneladas de embalagens cartonadas recicladas no Brasil, crescimento de 17% sobre o ano anterior (89 mil toneladas), e que representaram taxa de reciclagem de 39,1%, frente a 32,5% em 2022.

O desempenho do ano passado indica também o fortalecimento do Projeto Conexões da Tetra Pak, que coloca mais de uma dezena de consultores ambientais exclusivos em campo pelo Brasil, inclusive no Paraná, a fim de facilitar o escoamento e reciclagem das caixinhas longa vida.

Esse projeto, idealizado pela Tetra Pak, conta com consultorias especializadas que estão em constante contato com cooperativas de catadores e comércios de reciclagem, auxiliando com informações sobre reciclabilidade das embalagens cartonadas, os ajudando a encontrar o melhor parceiro para compra/venda das caixinhas e fornecendo materiais para conscientização da população.

Só em 2023, o Conexões atendeu 188 solicitações no Brasil todo, escoando mais de 4,6 mil toneladas de embalagem longa vida até o reciclador final.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.