em

PG contabiliza estragos causados pelas chuvas

A forte chuva registrada no último final de semana, acompanhada de rajadas de vento, causou estragos em diversos bairros de Ponta Grossa. De acordo com informações da Defesa Civil, foram contabilizados 39 destelhamentos e nove quedas de árvores entre o último sábado (31) e domingo (1).

Equipes da Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, realizaram a distribuição de lonas para 15 famílias. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Alessandro de Macedo, os bairros mais afetados foram Contorno, Nova Rússia e Uvaranas. Ele também conta que não foram registradas vítimas, desabrigados ou desalojados.

"Assim que chegaram os primeiros chamados, nos reunimos com o Corpo de Bombeiros e definimos estratégias de abordagem, deslocando para o pronto atendimento das famílias afetadas. Felizmente, não tivemos vítimas, desabrigados e nem desalojados", declara Macedo.

Cmei

Além das casas, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Diva Alves dos Santos, localizado no bairro Oficinas, também foi atingido pelas chuvas.

Cerca de 30% do prédio ficou destelhado e toda a parte interna foi alagada. Diversos materiais didáticos, livros e brinquedos foram perdidos. Na manhã de segunda-feira (2), equipes realizaram a limpeza do local e aguardavam condições de segurança para consertar o telhado.

As aulas foram canceladas e a Secretaria Municipal de Educação ainda avalia a necessidade prolongar o recesso por mais alguns dias.

Queda de árvores

Segundo o Corpo de Bombeiros, também houve registros de quedas de árvores nos bairros Nova Rússia, Jardim Ponta-grossense e Santa Terezinha. Ainda no início da tarde de sábado, os bombeiros foram acionados para retirar duas pessoas que ficaram presas em elevador por conta da queda de energia. A situação foi solucionada sem a necessidade de encaminhamento das vítimas.

Chuvas

De acordo com o Simepar, somente no último domingo (1), foram registrados 30,4 milímetros de chuva. Mas, o que mais assustou, foram as rajadas de vento, responsáveis por boa parte dos destelhamentos registrados na cidade. "O vento chegou a 76,7 quilômetros por hora no sábado. Foi realmente muito forte. Já a chuva foi bastante forte entre às 6 e 7 horas da manhã de domingo", disse o meteorologista Cézar Duquia.

Segundo Duquia, é a partir do mês de setembro que as chuvas devem começar a retornar ao estado. "Os próximos dias, para a região de Ponta Grossa, serão de pancadas de chuvas entre terça (3) e quarta(4). Conforme a temperatura sobe, aumenta também as chances de chuvas", explica o profissional.

Cerca de 30% do prédio do Cmei foi destelhado com a chuva do último sábado (31). Foto: José Aldinan/ DC
Cerca de 30% do prédio do Cmei foi destelhado com a chuva do último sábado (31). Foto: José Aldinan/ DC 

 

 

Confira o vídeo da Defesa Civil:

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.