em

Tatra quer montar caminhões de diferentes estilos em Ponta Grossa

Foto: Divulgação

A TatraBras, fabricante de caminhões da República Tcheca que está se instalando em Ponta Grossa, está prospectando novos mercados de atuação. Segundo fontes ligadas à empresa, inicialmente estava prevista a montagem de caminhões voltados à mineração e à floresta, mas agora abre-se a possibilidade, também, de fabricar veículos voltados ao uso do governo – como militares e do corpo de bombeiros, por exemplo.

De acordo com as informações obtidas pela reportagem do DC, a linha de montagem da unidade local contará com um sistema que se adapta aos diferentes modelos produzidos pela marca e a produção deve ser feita conforme a demanda local.

Agenda local

Nesta semana executivos da indústria tcheca reuniram-se com representantes dos governos municipal e estadual. Em Ponta Grossa o encontro aconteceu na última quarta-feira (3), quando foi feita uma apresentação do planejamento de fabricação adotado.

Já em Curitiba, na segunda-feira (1º) uma comitiva liderada pelo CEO da TatraBras, Rui Lemes, que também é Cônsul Honorário da República Tcheca e Diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, e pelo diretor e controlador internacional da Tatra, Pavel Petrásek, recebeu representantes do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná para uma reunião sobre as necessidades da corporação com relação aos veículos utilizados para exercício de suas atividades.

No dia seguinte o vice-governador do estado, Darci Piana, participou de uma reunião com dirigentes da TatraBras, que apresentaram a atuação estratégica da empresa para atender a essas demandas.

Programação

Conforme noticiado recentemente pelo DC, a expectativa é que a indústria inicie a fabricação de caminhões off-road ainda neste ano. Os planos iniciais, oficializados no início de setembro de 2020, previam que a transferência de tecnologia, instalação da fábrica e início efetivo da produção acontecessem em fevereiro de 2021. Porém, devido ao aumento de infecção da doença causada pelo novo coronavírus tanto no Brasil quanto na Europa, a programação teve que ser adiada.

“Como muitas empresas que fornecem máquinas e produtos para a Tatra tiveram problemas devido às restrições causadas ela pandemia essa parte de vir a tecnologia deve demorar mais alguns meses, mas ainda no primeiro semestre a gente espera que as coisas comecem a acontecer, que pelo menos o maquinário ou a fábrica mesmo já esteja pronta”, disse, uma fonte ligada ao setor à reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais.

Investimento

A Tatra Trucks anunciou que investirá R$ 102 milhões até 2026 em uma planta em Ponta Grossa, com a expectativa de o volume de negócios ultrapassar R$ 500 milhões nos próximos anos. Serão gerados 300 empregos diretos com, segundo a empresa, preferência para contratação de mão de obra local e intercâmbio de dez estudantes brasileiros para participar de um programa de treinamento na matriz da Tatra, em Kopřivnice, na República Tcheca. O barracão de seis mil metros quadrados que abrigará a primeira unidade da multinacional fora do seu país de origem fica no distrito industrial de Ponta Grossa, às margens da BR-376, e já está pronto, aguardando a chegada de maquinário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.