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Pandemia atrasa início da fabricação de caminhões da Tatra em Ponta Grossa

Apesar das mudanças de cronograma a expectativa é de que a produção inicie ainda neste ano

A estrutura do galpão onde funcionará a indústria já está pronta, aguardando a chegada do maquinário (Foto: Arquivo DC)

A pandemia segue atrasando o início da operação da TatraBras, futura unidade ponta-grossense da montadora tcheca de caminhões Tatra Trucks. A empresa, que pertence ao grupo CSG Aerospace, oficializou a sua implantação na cidade no início de setembro, quando anunciou que previa que a transferência de tecnologia, instalação da fábrica e início efetivo da produção acontecessem em fevereiro de 2021. Porém, devido ao aumento de infecção da doença causada pelo novo coronavírus tanto no Brasil quanto na Europa, os planos foram adiados – mas a expectativa é que a planta inicie a fabricação de caminhões off-road ainda neste ano.

“Como muitas empresas que fornecem máquinas e produtos para a Tatra tiveram problemas devido às restrições causadas ela pandemia essa parte de vir a tecnologia deve demorar mais alguns meses, mas ainda no primeiro semestre a gente espera que as coisas comecem a acontecer, que pelo menos o maquinário ou a fábrica mesmo já esteja pronta”, disse uma fonte ligada ao setor à reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais.

Segundo as informações obtidas pela reportagem o galpão onde a indústria irá se instalar já está pronto. O segundo passo é trazer o maquinário, que contempla diversos equipamentos importados, e na sequência deve ser construída a pista de testes, que ficará alocada em terreno que em dezembro foi doado pela Prefeitura Municipal (através da Lei 13.904, de 16/12/2020).

Investimento

A Tatra Trucks anunciou que investirá R$ 102 milhões até 2026 em uma planta em Ponta Grossa, com a expectativa de o volume de negócios ultrapassar R$ 500 milhões nos próximos anos. Serão gerados 300 empregos diretos com, segundo a empresa, preferência para contratação de mão de obra local e intercâmbio de dez estudantes brasileiros para participar de um programa de treinamento na matriz da Tatra, em Kopřivnice, na República Tcheca. O barracão de seis mil metros quadrados que abrigará a primeira unidade da multinacional fora do seu país de origem fica no distrito industrial de Ponta Grossa, às margens da BR-376.

“Esse grupo soma 21 empresas e, segundo a embaixadora do país deles, quando a Tatra estiver em operação outras devem se instalar por aqui também”, afirmou na época do anúncio o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro.

Produção

A TatraBras vai produzir em Ponta Grossa veículos off-road para solos difíceis nas categorias 6×6 e 8×8, voltados para os setores de mineração, produção florestal e sucroalcooleiro. A empresa deve desenvolver, ainda, veículos pesados para as áreas militares e de defesa. A produção atenderá o mercado brasileiro, sul-americano e a África.

Boa parte dos componentes dos caminhões deve ser adquirida da DAF de Ponta Grossa, que pertence ao grupo Paccar, com quem o CSG Aerospace tem uma parceria na Europa. Muitas peças utilizadas pelos caminhões e veículos da Tatra no exterior são provenientes da DAF, como os motores, cabines, conjuntos ópticos, entre outros itens.

Inicialmente a produção utilizará o sistema CKD (somente montagem no Paraná), mas na sequência será feito o início do ciclo de investimentos mais robusto da empresa para produzir veículos a partir de partes, motores, componentes e acessórios fabricados ou fornecidos por empresas brasileiras, especialmente paranaenses. A planta terá capacidade para produzir 225 caminhões por ano a partir de 2022 e até 800 caminhões/ano depois de 2025.

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